O que são atributos visuais?

Escrito por keith evans Google | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são atributos visuais?
Atributos como cor e forma podem transmitir mensagens sutis (Creatas/Creatas/Getty Images)

Quando os usuários de computador executam aplicativos e programas, visitam sites ou realizam qualquer outra atividade em um ambiente gráfico, o computador mostra uma série de elementos visuais na tela. Embora os textos, caixas de seleção, botões e menus constituam elementos visuais, o termo atributos visuais refere-se à aparência geral e ao estilo destes elementos.

Outras pessoas estão lendo

Atributos visuais globais

Os programadores podem usar uma variedade de técnicas para manipular a aparência geral da interface de um aplicativo. Ao definir atributos globais como cor de fundo, a forma de caixas de mensagem e texto padrão, os programadores alcançam os sentidos do usuário. Na criação de páginas da internet, com o uso do recurso de programação "HTML Quick", os programadores podem utilizar o CSS para definir os atributos visuais de todas as páginas de um site.

Atributos visuais locais

Mesmo que os programadores possam usar as configurações globais para dar uma aparência consistente em todo o aplicativo, atributos locais podem enfatizar determinados aspectos ou chamar a atenção para as áreas importantes. Pode ser usado o negrito, por exemplo, para atrair os olhos de um usuário para uma passagem crítica; ou uma cor de fundo diferente para enfatizar certos elementos.

Tipos

Os programadores possuem grande variedade de atributos visuais disponíveis para a criação de uma interface de usuário ideal. Atributos visuais básicos, de acordo com o site Architecting Usability, incluem tamanho, cor, forma, direção, peso e textura. Também podem ser aplicados atributos visuais de estilo, como texto sublinhado ou em itálico. Em alguns casos, os programadores podem alterar o ângulo ou a direção de um elemento visual, como escrever um texto de forma inclinada ou reverter uma fonte para que as palavras sejam lidas de trás para frente, tudo isso para chamar a atenção para áreas importantes em um aplicativo. O peso ou a espessura das linhas também são um tipo de atributo visual, e até mesmo o espaço em torno de cada elemento é uma forma de atributo visual.

Uso

O uso e a eficácia de atributos visuais depende dos comportamentos e percepções dos programadores e usuários. De acordo com o site Architecting Usability, os usuários naturalmente notam as mudanças no tamanho e normalmente interpretam elementos maiores ou mais proeminentes como mais importantes do que os outros. Essa percepção permite aos programadores sutilmente comunicar a importância de vários aspectos do aplicativo sem explicitamente listar a importância dos mesmos. Da mesma forma, os programadores podem usar a cor para comunicar, implicitamente, urgência. O site também explica que cores brilhantes e vibrantes naturalmente sinalizam criticidade e urgência, enquanto cores mais sóbrias podem implicar menor importância. Eles também podem usar as diferenças nos atributos visuais para agrupar sutilmente alguns itens. Isso é feito mudando-se a cor, forma ou tamanho de atributos para designar um grupo diferente.

Considerações

Embora muitos atributos visuais sejam reconhecidos de forma natural, o site Architecting Usability explica que alguns atributos visuais dependem de pistas culturais. A utilização da cor vermelha para denotar perigo ou a cor amarela para indicar cuidado, por exemplo, pode causar confusão em culturas onde essas cores têm significados diferentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível