on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como aumentar a produção de melanina na pele

Atualizado em 17 abril, 2017

A melanina é um pigmento que confere pigmentação à pele. A região onde um indivíduo mora influencia na quantidade de melanina que será produzida. De acordo com a Univesidade Palomar College, há dois tipos de pigmentos: a feomelanina e a eumelanina. O primeiro vai do amarelo ao vermelho e o segundo, do marrom ao preto. Geralmente, pessoas com tom de pele clara produzem mais feomelanina, e pessoas mais morenas, eumelanina. A Univesidade de Maryland, EUA, afirma que não há cura para deficiências de pigmentação, mas há maneiras de aumentar a produção de melanina.

Instruções

O local onde você vive pode determinar a quantidade de melanina na sua pele (woman at rest in lake district,focus on woman image by adrian fortune from Fotolia.com)
  1. Tome sol. A Universidade de Maryland afirma que a luz do sol é o que dá pigmento à pele e à íris. Isso pode fazer com com que seu corpo aumente a produção de melanina, já que ela é responsável pela defesa do corpo contra os raios UV. A Universidade de Santa Mônica, EUA, diz que o aumento da pigmentação pode ser observado nos indivíduos após apenas cinco a dez minutos sob exposição do sol do meio dia.

    Loading...
  2. Utilize uma câmara de bronzeamento artificial. Elas expõem você aos mesmos raios UV do que a luz do sol. A Universidade Palomar College, EUA, afirma que mulheres produzem, em média, 34% menos melanina do que os homens. Esses resultados foram iguais em todas as regiões do mundo. Uma teoria para esse fato é de que elas precisam de mais cálcio durante seus anos férteis.

  3. Os hormônios influenciam. A Universidade de Santa Mônica adverte que a gravidez pode causar a hiperpigmentação da pele. Outras mudanças hormonais também podem afetar a produção de melanina. Algumas doenças que elevam ou reduzem bruscamente os níveis hormonais também podem causar hiperpigmentação.

Loading...

Dicas

  • Aplique protetor solar se precisar ficar exposto ao sol durante um longo período de tempo. Mesmo se não perceber uma mudança no pigmento da sua pele, ainda podem ocorrer danos provocados pelos raios UV.

Aviso

  • A superexposição ao sol ou a câmaras de bronzeamento artificial pode causar um tipo de câncer de pele chamado melanoma. Se você perceber manchas ou verrugas irregulares no corpo, consulte um dermatologista para avaliá-las imediatamente.

O que você precisa

  • Sol
  • Câmara de bronzeamento artificial

Referências

Loading ...
Loading ...