Mais
×

Pele seca na orelha

Atualizado em 10 maio, 2017

A pele seca que aparece no lóbulo da orelha é um sintoma frustrante e embaraçoso e representa o resultado de diversas condições ambientais e médicas — algumas das quais apresentam sérios perigos se não forem tratadas. Portanto, é importante para o doente compreender o que provoca esse ressecamento no lóbulo da orelha e descobrir o meio de reparação.

O ressecamento na orelha é proveniente de uma variedade de condições (Ninell_Art/iStock/Getty Images)

Sintomas

O ressecamento no lóbulo é acompanhado por uma variedade de sintomas. O lóbulo da orelha pode apresentar aspereza ao toque e manchas ou inchaços na superfície da pele. Essa pele também pode coçar, exibir vermelhidão e inchaço, e descamar em aglomerados oleosos. A dor de cabeça, a fadiga e a febre podem acompanhar os sintomas. O mesmo tipo de ressecamento que ocorre no lóbulo da orelha também pode ocorrer em outras áreas do corpo, tais como o pescoço, o couro cabeludo e os antebraços.

Causas

Existe uma variedade de condições que provocam o ressecamento no lóbulo da orelha e uma condição chamada queratose actínica afeta a camada superior da pele, observa a CNN Health. Essa lesão cutânea ocorre após a exposição ao sol e causa danos nas células da pele, resultando no ressecamento. Da mesma forma, uma queimadura solar faz com que a pele nas orelhas "queime" e descame durante a cura, resultando no ressecamento do lóbulo da orelha. A dermatite seborreica, que também contribui para o ressecamento nas orelhas, ocorre a partir de uma combinação de um excesso de óleo da pele e da levedura malessizia.

Tratamento

Quando a pele ressecada no lóbulo da orelha é a consequência de queratose actínica, o médico geralmente prescreve medicamentos tópicos para matar as células de queratose actínica ou modificar o sistema imune para a rejeição das células. A queimadura solar é tratada por medicamentos anti-inflamatórios, tais como ibuprofeno, que ajudam a reduzir qualquer inchaço associado ao ressecamento. As loções que contêm ingredientes como os corticosteroides, o cetoconazol, o alcatrão de carvão ou de zinco, também contribuem para "soltar" as escamas de pele seca em casos de dermatite seborreica.

Prevenção/solução

Para evitar o desenvolvimento de pele seca nos lóbulos das orelhas, evite a exposição ao sol, especialmente entre dez horas da manhã às quatro da tarde, observa a CNN Health, pois esse é o período quando os raios do sol estão mais fortes. Além disso, aplique sempre protetor solar sobre os lóbulos das orelhas, mesmo nos dias em que o sol se esconde atrás das nuvens. Para combater a dermatite seborreica nos lóbulos, lave as orelhas muitas vezes e encontre maneiras de lidar com o estresse, o que pode contribuir para as crises de dermatite seborreica.

Precauções

A exposição frequente ao sol não só provoca ressecamento nos lóbulos das orelhas, mas pode resultar em danos ao DNA da pele. Essa exposição pode se transformar em graves tipos de câncer, como o carcinoma espinocelular e o melanoma. Se não for tratada, a secura nos lóbulos das orelhas proveniente da dermatite seborreica crônica causa infecções fúngicas secundárias ou bacterianas, problemas com a autoestima e sofrimento psicológico, observa a MedlinePlus.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article