Mais
×

Como fazer aumento de ponto alto no crochê

Atualizado em 19 julho, 2017

Fazer crochê em círculos significa dizer que você terá como resultado uma peça circular e sem arestas. Esse padrão é utilizado para confeccionar chapéus, luvas e meias, nas quais você não deseja que a costura fique à mostra. Pontos altos têm altura maior que pontos baixos e criam uma trama mais aberta. Como a carreira em pontos altos possui o dobro da altura da carreira em pontos baixos, com frequência a peça é também trabalhada de forma mais rápida. O aumento em ponto alto, como acontece com a maioria dos aumentos de pontos, envolve a duplicação do número de pontos feitos em um determinado espaço.

Instruções

Você pode confeccionar chapéus, boinas e bonés com o crochê circular (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)
  1. Para iniciar o seu projeto, faça um nó corrediço.

  2. Comece com 30 correntinhas, puxando a laçada na agulha e passando pelo ponto que está na agulha. Repita por 30 vezes.

  3. Introduza a agulha na primeira correntinha e pegue o fio. Puxe o fio pela correntinha e pelo ponto que está na agulha para unir a correntinha ao círculo. Esse procedimento prepara o projeto para dar início ao crochê circular.

  4. Posicione um marcador de pontos no primeiro ponto para identificar o começo da volta.

  5. Faça três correntinhas para iniciar a volta de pontos altos. Isso aumenta a altura da volta fazendo com que fique da mesma altura daquela de pontos altos. As três correntinhas iniciais contam como o primeiro ponto alto.

  6. Faça um ponto alto no ponto seguinte. Puxe uma laçada na agulha, introduza a agulha no ponto e puxe outra laçada. De novo, puxe uma laçada e passe-a pelos dois pontos que estão na agulha. Repita esse último passo mais uma vez.

  7. Faça um ponto alto em cada ponto, até que você chegue no espaço em que deseja fazer um aumento.

  8. Faça dois pontos altos no próximo ponto, em vez de somente um, para fazer o aumento. Espace os aumentos uniformemente por toda a carreira, se você deseja que a forma circular seja mantida.

  9. Continue fazendo o crochê por toda a volta do círculo com pontos altos ou com os aumentos, até você chegar às três correntinhas iniciais.

  10. Una a volta introduzindo a agulha na terceira correntinha daquelas três iniciais e pegue o fio. Puxe o fio pelo ponto e passe-o pelo ponto que está na agulha para finalizar a carreira.

Dicas

  • Se você não tem nenhum marcador de pontos à mão, saiba que grampos de cabelo, clipes de papel ou um punhado de fios com cores diferentes podem ser bons substitutos.
  • Ao iniciar um projeto de crochê circular, algumas receitas pedem que você faça os pontos altos dentro do círculo inicial ao invés de fazê-los dentro dos pontos que ficam ao longo da borda. Esse método resulta em um centro estreito ou fechado no começo da volta e você pode adicionar os aumentos nas carreiras seguintes para alargar a peça.

O que você precisa

  • Uma meada de lã
  • Agulha de crochê de 5 mm
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article