Mais
×

Como avaliar selos antigos

Atualizado em 18 março, 2017

Alguns colecionadores de selos simplesmente mantêm os selos que vêm em sua correspondência diariamente, enquanto outros procuram ativamente pelos antigos e raros para adicionar à sua coleção. Aqueles que colecionam selos mais antigos podem se beneficiar ao saber exatamente o quanto eles valem, especialmente se pretendem vendê-los no futuro. Você poderá determinar o valor dos selos antigos de sua coleção verificando certas características sobre eles.

Instruções

Os colecionadores têm colecionado selos desde a década de 1850 (stamp image by hugy from Fotolia.com)
  1. Procure pelos seus selos em um catálogo. Esses catálogos possuem as imagens de cada selo e seu valor aproximado. Os selos são geralmente classificados por data de emissão. Verifique se há variações, para garantir que você tenha o selo apropriado. A Sociedade Filatélica Brasileira recomenda o catálogo RHM para encontrar o valor dos selos.

  2. Verifique a centralização no selo. Esse é um dos passos de classificação de um selo. Se ele estiver fora do centro, não valerá tanto quanto um que tenha sido impresso corretamente. Virar o selo de cabeça para baixo poderá ajudar seus olhos a verem se ele está reto e centralizado.

  3. Avalie o estado geral do selo. É mais difícil encontrar selos mais velhos em excelente condição, devido ao seu processo de envelhecimento normal. Rasgos, vincos e desbotamento podem diminuir o valor de um selo.

  4. Verifique a goma do selo. Se ela cobrir toda a parte de trás dele uniformemente, valerá mais que se existirem lacunas ou se for pesadamente aplicada nas áreas traseiras. O uso de protetores para aderir o selo a um álbum diminui seu valor, por isso, tenha cuidado em como você exibe seus selos.

  5. Verifique o peso do cancelamento. Os selos cancelados podem valer mais que aqueles não cancelados. No entanto, um cancelamento leve é muito preferível a um pesado. Se o selo não puder ser visto por baixo do cancelamento, ele terá pouco ou nenhum valor.

  6. Use uma ferramenta de perfuração de selos para medir as perfurações. Elas deverão estar em perfeito estado para o selo valer mais. O tamanho e o espaçamento das perfurações variam conforme o selo. Verifique se elas são uniformes em todo o selo, sem lacunas ou faltando "dentes".

  7. Verifique online e em leilões locais a raridade dos selos em sua coleção. Se seu selo for raro, em alguns casos, sua raridade poderá ter precedência sobre todas as falhas que ele possa ter. Variações e erros, algumas vezes, também valem mais dinheiro que a versão nova do selo.

  8. Confira o preço de venda do selo. Os que foram impressos com um valor nominal maior são mais propensos a valer mais que os com um valor nominal mais baixo. No entanto, tenha em mente que o que hoje é considerado uma pequena quantidade de dinheiro foi considerado uma quantidade maior de dinheiro há 100 anos atrás.

O que você precisa

  • Ferramenta de perfuração de selos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article