Mais
×

Como saber se os azulejos foram colocados de forma correta

Atualizado em 20 julho, 2017

Tratando-se de colocação de azulejos, vários erros podem acontecer -- alguns menores, outros nem tanto -- Alguns erros são suficientes apenas para dar uma aparência feia ao trabalho, enquanto outros podem afetar à colocação do azulejo em sua base e superfície. Perceber esses erros geralmente pode ser difícil para alguém que não esteja acostumado a isso ou sem algumas indicações para saber o que procurar.

Instruções

Um bom trabalho de colocação de azulejos possui a medida correta de argamassa nas juntas (Tile wall image by Pontus Edenberg from Fotolia.com)
  1. Procure por azulejos colocados de forma diferente ou instáveis, pois estes são sinais de má preparação da superfície, que é um passo muito importante ao fazer esse tipo de trabalho.

  2. Inspecione as juntas de argamassa para encontrar excesso, buracos ou desigualdade. Esses problemas geralmente são causados por um trabalho feito com pressa.

  3. Verifique se foi mal utilizado ou aplicado a cola nos azulejos batendo levemente com a junta do dedo ou o cabo da chave de fenda. Escute o som da batida e compare com os azulejos que estiverem em volta. Um som "oco" é sinal de um azulejo mal colocado.

  4. Procure por cortes mal feitos ao redor de objetos, como tomadas elétricas, batente de portas ou outros itens na superfície com azulejos.

  5. Observe um mal planejamento ou modelo dos azulejos. Utilize uma fita métrica para verificar se os azulejos foram centralizados ao serem instalados. Uma instalação correta é centralizada na parede do cômodo ou no piso. Isso lhe proporcionará cortes iguais em ambas as pontas da parede terminada ou no padrão do piso.

Dicas

  • Encontre problemas antes da cola ter secado completamente, caso seja possível. O ideal é entre seis a 12 horas depois da aplicação. Quanto mais rápidos eles forem encontrados, mais fácil será de repará-los.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Fita métrica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article