on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma balança em casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma balança é utilizada para medir o peso de um objeto. A caseira não vai ser tão precisa quanto um modelo digital mais caro, mas pode ser bem próxima. A balança apresentada neste tutorial irá medir o peso de pequenos objetos contra o peso conhecido de outros objetos, no caso, moedas.

Instruções

Faça uma balança em casa
  1. Corte dois quadrados de papelão de 7,5 cm por 7,5 cm cada. Estes serão as bandejas que irão segurar os itens que estiverem servindo de peso e contrapeso. Ambos devem ser do mesmo tamanho.

    Loading...
  2. Coloque um quadrado em cada extremidade da régua. Use o lado da régua em que é exibida a escala de medição. Alinhe os quadrados uniformemente e cole-os nessa posição. Deixe a cola secar completamente.

  3. Coloque a régua em cima do lápis. Utilize as marcas de medição da régua para garantir que o lápis está exatamente no meio. Equilibre a régua no lápis. Se um lado estiver mais pesado, corte o papelão até que a balança esteja equilibrada.

  4. Coloque uma moeda em uma das bandejas e o item que você está querendo pesar sobre a outra. Calcule o peso acrescentando moedas à respectiva extremidade até o equilíbrio da balança, de modo que o peso do objeto será igual ao peso do total de moedas.

  5. Descubra o peso do item usando uma ou mais moedas, conforme necessário. Multiplique o peso da moeda por 15 e divida este número por 12,5. O quociente irá dizer-lhe onde colocar a moeda sobre a régua. Se você usar a de dez centavos, sua resposta será aproximadamente 6, e então você deverá colocá-la sobre a marca dos 6 cm na régua.

  6. Adicione à bandeja o que deseja pesar, do outro lado da régua, até a balança se equilibrar. Agora você tem 5 g (ou qualquer peso que tenha usado) desse material. Utilize este método para pesar ervas, especiarias, pós ou quaisquer outros itens leves que você precise mensurar.

Loading...

Dicas

  • Uma moeda de dez centavos pesa aproximadamente 5 g. Uma de um centavo, 2,4 g. Estas são as mais fáceis para se trabalhar. Se necessário, também podem ser usadas, por exemplo, as de cinquenta centavos e de um real, que pesam respectivamente 7,8 g e 7 g.
  • Evite moedas danificadas ou muito gastas, para garantir uma equivalência mais precisa.

O que você precisa

  • Cartolina
  • Tesoura
  • Régua
  • Cola
  • Lápis
  • Moedas
Loading ...
Loading ...