O que usar no banheiro: mármore marrom de floresta tropical ou granito?

Escrito por sarabeth asaff | Traduzido por victor rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que usar no banheiro: mármore marrom de floresta tropical ou granito?
Tanto o mármore quanto o granito são bons para uso no banheiro (basin sink image by Liz Van Steenburgh from Fotolia.com)

Produtos de pedra natural, como mármore ou granito, são frequentemente utilizados em muitos projetos de banheiro. Lajotas e bancadas podem ser feitas de pedras, também podendo ser usadas em paredes, pisos e tampos.

Enquanto o mármore verde de floresta tropical contém serpentina e por isso é tão forte quanto o granito, o mármore marrom é mais suave, mas ambos são bons em qualquer aplicação no banheiro, desde que você cuide deles corretamente.

Outras pessoas estão lendo

Sobre o granito

O granito é uma pedra ígnea dura formada por quartzo. Pode ser cortado em lajotas ou placas e é frequentemente bem polido. Devido à sua extrema dureza e densidade, resiste a manchas de água e outras substâncias. Algumas substâncias, como pastas de dentes, podem manchar a superfície da pedra, então é necessário tomar cuidado para limpar derramamentos o mais rapidamente possível.

Mármore marrom de floresta tropical

Esse tipo de mármore é composto principalmente de calcita, um material mais macio do que o granito. O mármore é uma rocha metamórfica, feita de calcário submetido a enormes quantidades de pressão e calor.

Assim como outros mármores, pode ter alto brilho e é geralmente usado em azulejos e lajotas de banheiros. Pode ser marcado ou manchado mais facilmente do que o granito, particularmente se houver um jato de água forte ou constante. Cuidados devem ser tomados para selar o mármore regularmente em áreas molhadas e limpar respingos o mais rápido possível.

Aparência do granito

A maioria dos granitos contém mica e quartzo, e geralmente tem uma forma compacta de padrão granular. Algumas veias, redemoinhos e manchas podem estar presentes na pedra, dependendo do tipo e da cor dela.

As cores do granito podem variar de creme claro ao preto, com vários tons de vermelho, verde e dourado. Mesmo os mais leves normalmente têm um padrão manchado, o que pode ajudar a esconder sujeiras e manchas.

Aparência do mármore marrom

Esta pedra tem uma luz marrom contra um fundo cinza e é caracterizada pela presença de várias veias marrons grandes de cor chocolate, podendo ser descrita como tendo a aparência de vários ramos de árvores se unindo.

Como todas as pedras naturais, sua aparência pode variar de peça para peça e de lote para lote. Ela é uma das mais variadas e exclusivas, e às vezes pode incluir a presença de listras azuis, cinzas, douradas e vermelhas.

Cuidados com o granito

O granito precisa ser limpo com um limpador de pedra e selado periodicamente. Pedras bem vedadas deixam a água escorrer por sua superfície. Como a cada pedra tem uma porosidade diferente, você terá de prestar atenção ao jeito como a água escorre para saber quando será preciso selá-la.

Cuidados com o mármore marrom

Esta pedra também deve ser limpa com um limpador de pedra e selada adequadamente. Por ser mais suave do que o granito, ela exigirá uma vedação mais frequente. Para evitar manchas na área do chuveiro, um rodo pode ser utilizado para limpar a água das paredes após cada banho. Isso vai evitar que impurezas manchem a pedra, além de também ajudar a manter o seu acabamento por mais tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível