×
Loading ...

Como fazer barquinhos pop-pop

Atualizado em 17 abril, 2017

Barcos pop-pop são brinquedos alimentados por um motor térmico simples. A fonte de energia da embarcação pode ser uma pequena vela, que aquece o motor e ferve a água. O vapor em expansão empurra a água nos tubos do motor, e quando se condensa, cria um vácuo que puxa a água de volta para o motor. Este processo é repetido e move o barco para a frente, produzindo um som de "pop pop" característico. Fazer o casco do barco não é uma tarefa difícil, mas o passo mais difícil é fazer um motor térmico funcional.

Instruções

O motor pode ser feito a partir de uma lata normal de refrigerante (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Fazendo o motor

  1. Corte a parte superior e inferior da lata de refrigerante. Expanda cuidadosamente as partes restantes da lata sobre uma superfície plana para obter um retângulo de alumínio.

    Loading...
  2. Dobre o retângulo de alumínio ao meio. Imprima o molde de caldeira do Science Toy Maker (veja em Recursos) e use fita adesiva para prender no alumínio dobrado. Corte as bordas do molde de papel que ficarem fora do alumínio.

  3. Corte as partes do alumínio que saem do molde de linhas sólidas. Dobre o alumínio nas linhas traçadas e exerça pressão sobre as linhas dobradas para criar dois "aparos". Retire o molde de papel e a fita adesiva.

  4. Abra o "bolso" do alumínio com a sua unha. Esta é a extremidade aberta da estrutura, criada quando o retângulo de alumínio foi dobrado pela primeira vez.

  5. Insira três canudinhos no "bolso" com cuidado. O objetivo é criar uma estrutura lateral arqueada sobre o alumínio, enquanto o outro lado permanece plano. Empurre os canudinhos suavemente dentro do "bolso" até que você sinta que não pode penetrar mais na estrutura.

  6. Remova os canudos e aplique epóxi cuidadosamente entre as duas camadas de alumínio das partes aparadas e dobradas. Dessa forma, você pode selar o ar e a água dentro do motor.

  7. Use uma régua para medir 1,2 cm no lado curto de dois canudos articulados. Corte o excesso de comprimento e coloque o lado mais curto dentro do "bolso" do motor. A parte flexível dos canudos deve estar na borda do "bolso".

  8. Aplique epóxi nas partes abertas do "bolso" para selá-lo. Coloque um pouco de água dentro dos canudos e agite a estrutura de alumínio para completar o motor.

    Fazendo o casco

  1. Dê forma a qualquer tipo de barco que você quiser com uma caixa de leite. Este material é à prova d'água, fácil de colar e fácil de pintar. Você também pode baixar o modelo do Science Toy Maker (veja em Recursos).

  2. Coloque uma pequena vela de pé em um pedaço de folha de papel alumínio, na parte da frente do "chão" do barco. A folha de papel alumínio deve ser colada no chão. Abra um orifício para os canudos, de 2,5 cm, em frente à vela.

  3. Coloque o motor acima da vela, de modo que forme um ângulo de 45 graus com o chão. Os canudos devem passar pelo buraco. Use fita adesiva para garantir que os canudinhos estão paralelos ao fundo do barco.

  4. Acenda a vela, coloque o barco na água e espere até que o motor comece a funcionar. O barco vai se movimentar sobre a superfície, fazendo um som "pop pop" característico.

Loading...

O que você precisa

  • Lata de refrigerante de alumínio
  • Tesoura
  • Impressora
  • Três canudos dobráveis
  • Epóxi de secagem rápida
  • Régua
  • Caixa de leite
  • Cola

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...