Mais
×

Como fazer o seu bebê descer quando se está grávida

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas mulheres ficam ansiosas para o fim de sua gravidez, e quando o bebê se recusa a descer, esse sentimento fica ainda mais agravado. Há vários métodos que podem ajudar a descida do bebê. Esse processo é um alívio para a gestante, uma vez que ela se sente mais leve quando o bebê desce para a pélvis.

Instruções

Gestante desconfortável (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Comece com o básico. As primeiras sugestões dos médicos é de que sejam feitas caminhadas e ter relações sexuais com o seu parceiro. Não viole as ordens do seu médico caso você esteja em repouso ou descanso pélvico.

    Gestante caminhando com o marido (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  2. Faça exercícios leves para ajudar na abertura de sua região pélvica e afrouxar os músculos permitindo que o bebê desça. Faça movimentos circulares com os quadris, alongamento e agachamento. Talvez você necessite de ajuda com o último. É possível também sentar-se em uma bola de exercícios e dar pulinhos, ou balançar seus quadris.

    Gestantes fazendo yoga (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  3. Use um cinto de maternidade ou um estilingue caseiro para levantar a barriga de forma delicada. Isso pode reposicionar o bebê, colocando-o de cabeça para baixo e facilitando sua descida.

    Detalhe de uma barriga de mulher grávida (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  4. Massageie seu tornozelo. Há certos pontos de pressão sobre eles que podem provocar contrações uterinas, permitindo que o bebê desça. Só faça isso se você já se dá por vencida.

    Marido massageando os pés da gestante (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  5. Considere iniciar um ajuste de quiroprática ou uma massagem nas costas. Isso talvez ajude a abrir a região pélvica e diminuir o estresse causado pela dor nas costas. Você e seu bebê ficarão relaxados, retirando também alguma pressão da sua pélvis.

    Gestante recebendo massagem nas costas (Steve Mason/Digital Vision/Getty Images)

Dicas

  • Caso essa não seja sua primeira gravidez, lembre-se que seu bebê pode baixar somente na hora do trabalho de parto.

Aviso

  • Converse com o seu médico sobre a eficácia das técnicas utilizadas para ajudar na descida do seu bebê.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article