Benefícios das carreiras em engenharia da computação

Escrito por sharon moran | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Benefícios das carreiras em engenharia da computação
A engenharia da computação oferece excelentes oportunidades de carreira de longo prazo e possivelmente lucrativas (computer image by blaine stiger from Fotolia.com)

A engenharia da computação é uma área ampla e diversificada que oferece excelentes oportunidades de carreira de longo prazo e possivelmente lucrativas. Em geral, os engenheiros da computação realizam diversas atividades, dependendo do tamanho do setor no qual eles são contratados. Eles desenvolvem, implementam e resolvem problemas de sistemas de computação simples ou complexos. A engenharia da computação é uma área separada da engenharia de software, embora existam algumas similaridades entre as duas.

Outras pessoas estão lendo

Formação

As carreiras bem-sucedidas exigem uma quantidade relevante de formação na área. Ao contrário das carreiras legais e médicas, não há requisitos pré-específicos para se preparar para uma carreira nesse ramo e não há um exame obrigatório no qual é preciso ser aprovado antes de começar a exercer a profissão. A maioria dos engenheiros da computação têm nível universitário; outros possuem pós-graduação em engenharia da computação ou matemática. No total, o custo total com a formação em engenharia da computação é inferior ao de um curso de medicina ou advocacia e pode ser financiado por meio de empréstimos estudantis.

Demanda global

Existe uma demanda global por engenheiros da computação, o que também é comum para muitas outras carreiras em engenharia. Isso se deve ao fato de eles resolverem problemas com base em matemática aplicada, que é uma linguagem global; assim, os problemas resolvidos por esses engenheiros nos Estados Unidos serão similares aos resolvidos em qualquer outro país. É possível seguir carreira internacional, desde que você fale o idioma do país onde pretende trabalhar. Muitas equipes de engenharia são formadas por membros que vêm de países do mundo todo.

Prestígio

Uma carreira em engenharia da computação é bastante prestigiada, principalmente entre outras carreiras científicas e analíticas. Para ser aceito pelos profissionais da área, basta descrever a sua carreira, sem necessidade embelezamentos adicionais.

Dinheiro

Os salários da engenharia da computação são bem superiores às médias nacionais dos EUA, se comparados com outras profissões. As diferenças de pagamento da área se baseiam nos anos de experiência e na localização geográfica; dessa forma, um engenheiro da computação que trabalha no Vale do Silício receberá um salário-base maior que um cargo similar na região oeste da Virgínia. Além disso, muitas vezes os engenheiros da computação ganham bônus ou participação nos lucros dos projetos bem-sucedidos e concluídos dentro dos prazos.

Criatividade

Embora a engenharia da computação não seja uma das áreas mais criativas, ela envolve uma quantidade surpreendentemente grande de criatividade em comparação com algumas carreiras tradicionais, como enfermagem ou contabilidade. Para muitos engenheiros, a criatividade em seu trabalho gera um nível maior de satisfação com a sua função.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível