on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O bicarbonato de sódio é bom para limpar joelhos e cotovelos?

Atualizado em 17 abril, 2017

O bicarbonato de sódio é comumente usado na culinária. Este pó branco cristalino é muito versátil e pode ser usado para muitos outros propósitos, como desodorizar, refrescar, limpar e até mesmo tratar certos problemas de saúde. Por ser natural, no geral é considerado não tóxico e ecológico. Isto o torna uma boa escolha para tratar joelhos e cotovelos ásperos e escurecidos e outras condições de saúde. Os resultados podem variar, dependendo do indivíduo.

O bicarbonato de sódio pode ser usado como esfoliante facial (Pixland/Pixland/Getty Images)

Usos

Derivado do carbonato de sódio, o bicarbonato de sódio pode ser processado sinteticamente ou obtido de um material cristalino duro chamado trona. Age como um alcalino suave. Agente de limpeza e fermentador, suas propriedades químicas são usadas para quebrar odores e, como libera dióxido de carbono em altas temperaturas, também é adequado para extinguir chamas. Outros usos industriais incluem o controle da poluição do ar, pois absorve emissões de gás ácidas, além do tingimento de couro e tratamento de água, entre outros.

Loading...

Limpando joelhos e cotovelos

Joelhos e cotovelos tendem a ressecar e escurecer devido à exposição a atividades diárias. O bicarbonato de sódio pode ser usado para esfoliar a pele áspera e clarear o tom da pele. Quando é misturado com água para fazer uma pasta, sua natureza cristalina age como um abrasivo leve, removendo as células mortas dos joelhos e cotovelos. Isto resulta em uma pele mais lisa e clara. Se a pele estiver suja, a natureza alcalina do bicarbonato ajuda a quebrar os ácidos graxos da sujeira e da oleosidade.

Aplicação

Para limpar os joelhos e cotovelos, é melhor fazer uma pasta com o bicarbonato, pois aplicá-lo em pó pode ser muito abrasivo. Uma pasta básica consiste em três partes de bicarbonato para uma de água. Misture bem e aplique-a com movimentos circulares. Para torná-la ainda mais eficaz, adicione algumas gotas de suco de limão, que ajuda a clarear a pele, devido à sua natureza ácida. Após esfoliar a pele morta, aplique algumas gotas de azeite ou óleo de amêndoas para mantê-la macia e hidratada.

Outros usos no cuidado com a pele

O bicarbonato de sódio é um modo econômico de tratar diversos outros problemas de pele. Use uma pasta leve de bicarbonato e água como esfoliante para se livrar de cravos, clarear manchas e controlar a acne. Aplique uma camada fina da pasta para tratar a pele queimada de sol ou com erupções causadas pelo calor.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...