Como fazer blusas com um laço no ombro

Escrito por sylvia cini | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer blusas com um laço no ombro
A blusa tomara que caia proporciona um bom molde para criar outros modelos (Comstock/Comstock/Getty Images)

Ao criar peças de boutique, comece com um molde simples e então adicione enfeites, como bordados, rendas e apliques, para tornar a peça mais estilosa. Por exemplo, uma molde para uma blusa tomara que caia justa pode ser a base para uma blusa com decote ombro a ombro, camisa ou vestido, com algumas alterações. Continue a personalizar o modelo alterando o comprimento da blusa, enfeitando a bainha ou colocando um laço vertical como uma única alça em um dos ombros.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Papel para molde
  • Régua
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Tecido com lycra que estique em quatro direções
  • Giz de costura
  • Máquina e costura
  • Linha
  • Ferro de passar roupa
  • Sutiã com alças de silicone
  • Calculadora
  • Cola de tecido
  • Agulha de costura

Lista completaMinimizar

Instruções

    Medidas

  1. 1

    Meça verticalmente indo um pouco abaixo da axila até o quadril, adicionando 7,5 cm à medida. Escreva a medida e designe-a como "A". Por exemplo, se a medida for 91 cm, isso significa que "a medida A é de 91 cm".

  2. 2

    Meça a circunferência do busto ao redor do ponto mais largo. Adicione 2,5 cm, definindo como a medida "B". Assim, se a circunferência for de 1,14 m, a medida B será de 1,14 m.

  3. 3

    Meça a parte mais larga do abdômen. Multiplique a medida por 3,8 cm, para obter a medida C. Se o número original for 96, a medida C será de 3,6 m.

  4. 4

    Meça a distância vertical entre C e B. Essa será a medida D.

    Molde

  1. 1

    Desenhe um retângulo com a altura correspondente à medida A e o comprimento de C em um papel para molde.

  2. 2

    Marque o centro da linha horizontal do segmento superior, que corresponde a C. Se C for 1,14 m, coloque a marca em 72 cm.

  3. 3

    Meça ao longo da linha horizontal do segmento superior, da marca central até à direita, na metade do valor de B. Faça um ponto. Repita o procedimento medindo da marca central até a esquerda. Faça outro ponto usando o giz.

  4. 4

    Desenhe uma linha reta a partir dessas duas marcas até os cantos inferiores do retângulo, onde os lados se encontram na base horizontal. Isso criará um molde triangular simétrico com uma parte superior achatada, como um trapézio. Corte o molde.

    Base da blusa

  1. 1

    Abra o tecido sobre uma superfície plana e limpa. Use alfinetes para fixar o molde de papel à parte de cima do tecido, colocando os alfinetes ao longo do perímetro a cada 7,5 cm. Faça o traçado do molde sobre o tecido, usando o giz. Retire os alfinetes e o molde de papel e então corte o tecido ao longo do tracejado.

  2. 2

    Abra o tecido com o lado avesso voltado para cima, de maneira que ele lembre um triângulo com a parte de cima cortada ou a forma de um trapézio.

  3. 3

    Faça a bainha dos lados horizontais na parte de cima e da base do trapézio, dobrando primeiro o tecido 6 mm duas vezes. Então, costure ao longo da dobra interna.

  4. 4

    Dobre o lado esquerdo do trapézio até que encontre o lado direito. Dobrando-o verticalmente, o lado direito do tecido ficará voltado para cima.

  5. 5

    Costure verticalmente ao longo da borda direita, 3 mm a partir da borda, conectando os lados inclinados do trapézio, para formar um tubo.

  6. 6

    Vire o tubo pelo avesso e arrume-o com a costura do lado certo. Pressione o tecido até que a costura fique plana e as bordas desfiadas fiquem voltadas para dentro, de maneira uniforme.

  7. 7

    Costure 6 mm ao longo da borda no lado direito do tubo, assegurando que a nova costura fique ao menos 3 mm à esquerda das bordas desfiadas. Verifique se elas estão sendo fechadas olhando através da abertura do tubo. Essa segunda costura vai esconder as bordas desfiadas da primeira costura -- a técnica também é chamada de "costura francesa". Ela funciona bem em tecidos elásticos, pois esconde completamente pontas desfiadas.

  8. 8

    Vista um sutiã com alças de silicone. Vista o tubo e ajuste-o ao seu corpo, para que a costura vertical fique no lado direito.

    Como medir e marcar a alça para o ombro

  1. 1

    Faça duas marcas com o giz ao longo da parte de cima do tubo, 1 cm para a direita e 1 cm para a esquerda da alça do sutiã.

  2. 2

    Marque a alça do sutiã onde ele sai da blusa, tanto na parte da frente quanto nas costas.

  3. 3

    Meça a alça do sutiã a partir da marca sobre as costas até a marca na parte da frente. Tire as medidas enquanto estiver usando o sutiã, se a alça for elástica.

  4. 4

    Divida as medidas do sutiã por 0,4, para determinar o comprimento necessário da fita usada para o lenço no ombro. Se as medidas do sutiã forem de 10 cm, o resultado será 25 cm. O processo torna a fita 40% mais comprida do que o comprimento real do laço, para que na hora de amarrá-lo, a faixa fique do tamanho adequado. Corte a fita no comprimento certo.

  5. 5

    Mergulhe a ponta desfiada da fita em cola de tecido, para evitar que desfie. Use os dedos para retirar o excesso de cola, reparando fios soltos. Deixe a fita secar de um dia para o outro.

  6. 6

    Segure a fita com uma mão de cada lado. Dê uma volta em cada pedaço e então segure a base da volta entre o polegar e o dedo indicador. Passe a volta da direita sobre a esquerda, formando um X. Passe a volta direita pelo espaço sob a volta esquerda e então puxe, para criar um laço. Aperte-o puxando os lados da fita.

  7. 7

    Meça o comprimento do laço com a fita métrica, para verificar se está igual às medidas originais, que você tirou com o sutiã.

  8. 8

    Arrume o laço da maneira que preferir. Ele pode ser assimétrico, fofo, reto ou torcido. Costure o nó no laço usando uma linha da mesma cor, para manter o nó no lugar e as voltas do laço na posição correta.

    Como costurar o laço

  1. 1

    Retire a blusa e coloque-a sobre uma superfície plana, com a costura vertical no lado direito. Meça a partir da costura até as duas marcas de giz. Escreva as medidas como sendo E e F.

  2. 2

    Vire a roupa pelo avesso. Meça a partir da costura e faça dois pontos relativos às medidas E e F na parte de cima do tubo, para que a parte de frente e de trás da blusa tenham marcas onde a alça deve ser costurada.

  3. 3

    Arrume a blusa de maneira que a costura vertical fique no centro da roupa, deixando os pontos direito e esquerdo (onde a alça deve ser colocada) bem visíveis.

  4. 4

    Use alfinetes para prender as extremidades da fita no interior da blusa, centralizando entre as marcas para colocação da alça. Experimente a blusa, para saber se as medidas estão certas. Ajuste o comprimento da alça do ombro, ajustando as pontas da fita verticalmente.

  5. 5

    Usando uma linha da mesma cor do tecido, costure as pontas do laço à blusa. Faça isso ao longo da borda do tubo, onde ele se encontra com as pontas da fita.

Dicas & Advertências

  • Repita os passos na seção 4 e 5 para adicionar um laço ao outro ombro do tubo, ou deixe-o assimétrico. Você pode colocar vários laços em um lado repetindo as instruções das seções acima, usando uma fita mais fina.
  • Para um laço maior, use uma fita mais larga ou coloque uma alça com um elástico dentro -- como os usados em saias -- e então costure um grande laço ao ombro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível