Como fazer uma boina com aba de crochê

Escrito por barbara kellam-scott | Traduzido por fernanda lemi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma boina com aba de crochê
A boina clássica muda de personalidade com a adição de uma aba (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

A boina é um dos modelos de chapéus mais reconhecíveis, e também mais adaptáveis. Ela pode ser feita de feltro ou flanela grossa e também pode ser tricotada ou feita em crochê. Uma boina pequena possui todo o charme de um véu Julieta e, uma grande, torna-se uma rede para prender os cabelos. Acrescente uma aba pregueada em toda a volta e ela vira um gorro francês. Faça uma aba mais rígida apenas na frente e ela se torna uma boina jornaleiro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 120 gramas de lã de espessura média (com quatro camadas)
  • Agulha de crochê tamanho "J" (6 milímetros)
  • Agulha para tapeçaria

Lista completaMinimizar

Instruções

    Boina básica

  1. 1

    Tricote quatro pontos correntinha e una-os com um ponto baixíssimo para formar um laço apertado. Faça oito pontos baixos no laço. Trabalhe em voltas contínuas a partir de agora. Faça dois pontos baixos em cada uma das voltas para obter um total de 15 pontos no segundo círculo.

    Como fazer uma boina com aba de crochê
    Comece com pontos correntinha formando um anel (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  2. 2

    Adicione oito pontos em cada uma das próximos oito voltas: aumente, tricotando dois pontos baixos em um ponto sim, outro não da terceira volta, a cada terceiro ponto da quarta volta e assim por diante. Tricote duas voltas de pontos baixos uniformes.

  3. 3

    Reverta os aumentos pelas próximas cinco voltas. Na 13ª, tricote oito pontos e depois prepare laços em dois deles e junte-os, puxando a lã pelos três laços ao mesmo tempo. Na 14ª, tricote sete pontos e diminua. Experimente a boina e tricote voltas adicionais de diminuições para apertá-la ou desfaça uma volta, caso esteja muito apertada.

    Aba pregueada

  1. 1

    Tricote duas voltas de pontos baixos uniformes na boina básica. Faça dois pontos correntinha e tricote um ponto alto no mesmo local da correntinha. Faça dois pontos altos em cada volta e una o último ponto alto à correntinha inicial. Faça mais um ponto correntinha.

  2. 2

    Faça um meio ponto alto em cada volta de ponto alto. Faça dois pontos correntinha.

  3. 3

    Repita essas duas fileiras pelo menos uma vez, dependendo do quão frouxa e pregueada você deseja que a aba fique.

    Aba jornaleiro

  1. 1

    Arremate a boina básica. Faça 60 pontos correntinha frouxos. Faça um ponto baixo na segunda correntinha da agulha e nas próximas 17. Vá diminuindo nas duas próximas correntinhas e, depois, tricote 20 pontos baixos. Diminua novamente e tricote até o penúltimo ponto correntinha. Faça pontos baixíssimos até a última correntinha. Faça mais uma correntinha e vire o trabalho.

    Como fazer uma boina com aba de crochê
    Uma boina jornaleiro é, basicamente, uma boina com uma aba (Comstock/Comstock/Getty Images)
  2. 2

    Faça um ponto baixo no segundo ponto a partir dessa extremidade e deixe-o nivelado com o ponto logo antes da diminuição na primeira fileira. Diminua, tricote os 20 pontos uniformes do meio, diminua novamente e tricote até o penúltimo ponto. Faça um ponto baixíssimo, um correntinha e vire o trabalho.

  3. 3

    Tricote fileiras decrescentes para frente e para trás, como no Passo 2, até obter somente os 20 pontos no meio. Arremate.

  4. 4

    Fixe a lã ao ponto correntinha da base, mas na outra extremidade, a partir de onde você começou. Tricotando no lado livre de cada ponto correntinha, faça uma segunda camada de aba para combinar, diminuindo como anteriormente. Arremate, deixando uma ponta longa.

  5. 5

    Abra a aba e faça a fileira de ponto correntinha até a última fileira da boina. Dobre a borda para fora e deixe-a reta para costurar com maior facilidade. Ao deixar a boina curvar ao redor da cabeça, a aba dobrará e endurecerá. Tricote ao redor da borda externa da aba, costurando os dois lados juntos.

Dicas & Advertências

  • Para fazer uma aba jornaleiro mais rígida, corte uma lona plástica para encaixar entre os dois lados antes de costurá-los no lugar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2016 Demand Media, Inc. Sobre nós

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media