Estilo

Como fazer uma boina com aba de crochê

Escrito por barbara kellam-scott | Traduzido por fernanda lemi
Como fazer uma boina com aba de crochê

A boina clássica muda de personalidade com a adição de uma aba

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

A boina é um dos modelos de chapéus mais reconhecíveis, e também mais adaptáveis. Ela pode ser feita de feltro ou flanela grossa e também pode ser tricotada ou feita em crochê. Uma boina pequena possui todo o charme de um véu Julieta e, uma grande, torna-se uma rede para prender os cabelos. Acrescente uma aba pregueada em toda a volta e ela vira um gorro francês. Faça uma aba mais rígida apenas na frente e ela se torna uma boina jornaleiro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 120 gramas de lã de espessura média (com quatro camadas)
  • Agulha de crochê tamanho "J" (6 milímetros)
  • Agulha para tapeçaria

Lista completaMinimizar

Instruções

    Boina básica

  1. 1
    Comece com pontos correntinha formando um anel

    Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

    Tricote quatro pontos correntinha e una-os com um ponto baixíssimo para formar um laço apertado. Faça oito pontos baixos no laço. Trabalhe em voltas contínuas a partir de agora. Faça dois pontos baixos em cada uma das voltas para obter um total de 15 pontos no segundo círculo.

  2. 2

    Adicione oito pontos em cada uma das próximos oito voltas: aumente, tricotando dois pontos baixos em um ponto sim, outro não da terceira volta, a cada terceiro ponto da quarta volta e assim por diante. Tricote duas voltas de pontos baixos uniformes.

  3. 3

    Reverta os aumentos pelas próximas cinco voltas. Na 13ª, tricote oito pontos e depois prepare laços em dois deles e junte-os, puxando a lã pelos três laços ao mesmo tempo. Na 14ª, tricote sete pontos e diminua. Experimente a boina e tricote voltas adicionais de diminuições para apertá-la ou desfaça uma volta, caso esteja muito apertada.

    Aba pregueada

  1. 1

    Tricote duas voltas de pontos baixos uniformes na boina básica. Faça dois pontos correntinha e tricote um ponto alto no mesmo local da correntinha. Faça dois pontos altos em cada volta e una o último ponto alto à correntinha inicial. Faça mais um ponto correntinha.

  2. 2

    Faça um meio ponto alto em cada volta de ponto alto. Faça dois pontos correntinha.

  3. 3

    Repita essas duas fileiras pelo menos uma vez, dependendo do quão frouxa e pregueada você deseja que a aba fique.

    Aba jornaleiro

  1. 1
    Uma boina jornaleiro é, basicamente, uma boina com uma aba

    Comstock/Comstock/Getty Images

    Arremate a boina básica. Faça 60 pontos correntinha frouxos. Faça um ponto baixo na segunda correntinha da agulha e nas próximas 17. Vá diminuindo nas duas próximas correntinhas e, depois, tricote 20 pontos baixos. Diminua novamente e tricote até o penúltimo ponto correntinha. Faça pontos baixíssimos até a última correntinha. Faça mais uma correntinha e vire o trabalho.

  2. 2

    Faça um ponto baixo no segundo ponto a partir dessa extremidade e deixe-o nivelado com o ponto logo antes da diminuição na primeira fileira. Diminua, tricote os 20 pontos uniformes do meio, diminua novamente e tricote até o penúltimo ponto. Faça um ponto baixíssimo, um correntinha e vire o trabalho.

  3. 3

    Tricote fileiras decrescentes para frente e para trás, como no Passo 2, até obter somente os 20 pontos no meio. Arremate.

  4. 4

    Fixe a lã ao ponto correntinha da base, mas na outra extremidade, a partir de onde você começou. Tricotando no lado livre de cada ponto correntinha, faça uma segunda camada de aba para combinar, diminuindo como anteriormente. Arremate, deixando uma ponta longa.

  5. 5

    Abra a aba e faça a fileira de ponto correntinha até a última fileira da boina. Dobre a borda para fora e deixe-a reta para costurar com maior facilidade. Ao deixar a boina curvar ao redor da cabeça, a aba dobrará e endurecerá. Tricote ao redor da borda externa da aba, costurando os dois lados juntos.

Dicas & Advertências

  • Para fazer uma aba jornaleiro mais rígida, corte uma lona plástica para encaixar entre os dois lados antes de costurá-los no lugar.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media