Bolhas na pele causadas pelo consumo de drogas ilegais

Escrito por tammy quinn mckillip Google | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Bolhas na pele causadas pelo consumo de drogas ilegais
O uso de drogas pode ocasionar coceiras psicossomáticas persistentes (drug vial and syringe image by William Berry from Fotolia.com)

Além dos muitos efeitos psicológicos negativos causados pelo vício em drogas, o uso de drogas ilegais pode lhe deixar com a pele pouco atraente e cheia de feridas. As bolhas e feridas que surgem no rosto, pescoço, tronco e extremidade de usuários frequentes de narcóticos podem se infeccionar e causar cicatrizes permanentes.

Outras pessoas estão lendo

Características

Usuários de drogas ilícitas como metanfetaminas, crack, cocaína e outros estimulantes podem apresentar feridas na pele ou bolhas no rosto, pescoço, tronco e extremidades. É possível que a pele não sare rápidamente, face à probabilidade do usuário não manter uma boa alimentação e não ter bons hábitos de higiene, fatores que contribuem para uma piora do problema de pele. Essas pessoas podem sofrer com erupções cutâneas frequentes, boca seca e coceira na pele. Se o dependente químico fizer uso intravenoso de drogas, pode sofrer com inflamações nas chamadas "track marks", veias escurecidas pela frequência com que ali se formam cicatrizes e pelo acúmulo de toxinas.

Causas

Erupções cutâneas, feridas e bolhas em usuários de drogas resultam de uma combinação de fatores. Usuários de metanfetaminas podem experimentar a sensação de ter insetos caminhando por sua pele e lhes causando coceira. Como resultado disso, coçam a pele criando feridas que não saram facilmente, já que tal coceira é persistente. Além disso, dependentes químicos geralmente não fazem bem sua higiene pessoal quando sob o efeito da droga. Sua alimentação pode ser afetada, pois as drogas fazem com que o desejo por açúcar e alimentos ricos em carboidratos aumentem. A combinação de uma dieta ruim com uma má higiene torna a pele oleosa e suscetível a proliferação de cravos e espinhas. Quando estes são coçados, a pele infecciona e pústulas se formam. Usuários de drogas intravenosas podem contrair doenças através de agulhas infectadas. Coçar as cicatrizes deixadas pelas agulhas podem levar à irritação ou infecção da região da pele onde a injeção foi aplicada.

Prevenção e solução

Pessoas que sofrem com infecções cutâneas, bolhas ou outras feridas na pele relacionadas ao uso de drogas podem melhorar a saúde da pele cessando o uso da substância ilícita. Cuidar da alimentação e da higiene também podem ajudar. Medicamentos para aliviar a coceira como anti-histamínicos e pomadas com propriedades calmantes podem oferecer alívio ao sintoma. Como essas sensações não são orgânicas, mas induzidas pela droga, essa solução é apenas temporária.

Tratamento

O tratamento para erupções cutâneas, bolhas e feridas inclui lavar as áreas afetadas com água quente e sabão, bem como aplicar agentes antibacterianos sobre as feridas. Dependendo da gravidade da infecção, pode ser necessário tomar antibióticos orais para curar infecções bacterianas. A coceira causada por erupções cutâneas pode ser aliviada com a aplicação de pomadas e cremes à base de corticoides. Uma dieta com baixos níveis de açúcar e rica em fibras pode ajudar o corpo a se livrar de toxinas e eliminar o acúmulo de fungos, diminuindo algumas das erupções. Repousar, beber água (8 copos com 250 ml de água por dia) e ter uma higiene adequada, podem ajudar a melhorar a aparência da pele. Todavia, a menos que o usuário largue a droga, a tendência do problema é persistir ou piorar.

Prognóstico

Usuários de drogas ilegais que persistam consumindo metanfetaminas, cocaína, crack, heroína ou outros entorpecentes proibidos por lei, além dos problemas de pele e feridas infeccionadas enfrentam maior probabilidade de contrair doenças como a AIDS, hepatite, doenças hepáticas e renais, tuberculose, necrose da pele, infecção por SARM, tétano, botulismo, abscesso subcutâneo causado por Cândida e tumores.

Não perca

Recursos

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível