Mais
×

Como fazer uma boneca de crochê

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você começou a fazer crochê a pouco tempo, uma boa forma de treinar e melhorar, é fazer modelos mais complicados. Aqui você vai aprender a fazer uma boneca que exige um nível intermediário de habilidade e inclui aprender a aumentar e diminuir o tamanho dos pontos, para dar um formato bem acabado.

Instruções

Aprender a controlar a tensão é importante para fazer modelos mais complicados (Steve Mason/Photodisc/Getty Images)
  1. Antes de começar, faça uma amostra de tensão, que deve medir 10 cm de comprimento. Inicie com um ponto baixíssimo, então faça 20 correntinhas e 24 carreiras de pontos baixos. Esse procedimento vai te ajudar a ajustar os pontos, para que o crochê termine corretamente.

  2. Comece o trabalho inserindo a agulha na segunda correntinha, a partir da agulha e faça um ponto baixo, faça a virada no final de cada carreira. Repita até a segunda carreira e então arremate.

  3. Para a frente da boneca, faça 21 correntinhas, insira a agulha no segundo ponto, depois mais um ponto baixo, faça 28 carreiras e arremate para terminar.

  4. Para fazer a cabeça, comece com uma base de 15 correntinhas. Insira a agulha na segunda correntinha e faça um ponto baixo. Repita até que a cabeça meça 7 cm ou tenha 16 carreiras, depois arremate.

  5. Trabalhe os braços, dos ombros para baixo. Insira a agulha na segunda correntinha e continue com pontos baixos até ter 15 pontos nos dois lados.

  6. Comece as pernas, da coxa para baixo. Insira a agulha dentro da segunda correntinha a partir da agulha, continue com pontos baixos e faça a virada até obter 20 pontos baixos em cada lado.

  7. Faça os olhos, nariz e rosto com ponto luva. Forre as partes do corpo com algodão, fibra, tecido, ou o que preferir. Use o ponto luva para proteger as bordas de todas as peças (isso evita que elas descosturem). Para terminar, junte todas as partes do corpo.

O que você precisa

  • Agulha de crochê
  • Linha de crochê
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article