O bonsai é uma árvore-do-dinheiro?

Escrito por daniel r. mueller | Traduzido por mayara leal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O bonsai é uma árvore-do-dinheiro?
O bonsai possui muitas variedades, incluindo a árvore-do-dinheiro (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A árvore-do-dinheiro (Pachira aquatica) pode, de fato, ser cultivada em forma de bonsai, que, simplesmente, refere-se ao método pelo qual arbustos e árvores de tamanho normal são cultivados em miniatura. As árvores-do-dinheiro podem ser árvores bonsai, mas nem todas as bonsai são árvores-do-dinheiro. Existem dezenas de variedades de arbustos e árvores adequadas para o cultivo de bonsai. Quando não cultivada como miniatura, a árvore-do-dinheiro pode atingir até 2 metros de altura.

Outras pessoas estão lendo

Explicando a arte do bonsai

As árvores e arbustos bonsai são geneticamente idênticos aos seus homólogos de tamanho normal. Eles são simplesmente reduzidos por meio da horticultura para que seja criada uma obra de arte esteticamente agradável que possa ser cultivada dentro de casa. A arte do bonsai começou como uma forma de meditação zen-budista, mas, hoje em dia, qualquer pessoa pode fazer dessa atividade um hobby. A maioria das árvores e arbustos de bonsai tem 5 cm de largura e pouco mais de 1 metro de altura. Quando permite-se que a planta cresça mais do que isso, ela é geralmente considerada uma árvore de interior e não mais um bonsai.

A árvore-do-dinheiro (Pachira aquatica)

A árvore-do-dinheiro é mais frequentemente cultivada com tronco trançado quando cultivada como um bonsai. Na verdade, seu tronco é feito de quatro a cinco troncos separados cultivados juntos, trançados ou torcidos. Essa árvore produz nozes deliciosas, com o sabor semelhante ao do amendoim. Suas folhas e flores também são comestíveis. Ela cresce de forma relativamente simples, sendo tolerante a pouca água e condições de baixa luminosidade, apesar de realmente crescer e produzir flores vistosas em ambientes com bastante sol, umidade e solo com boa drenagem.

Outras variedades de bonsai

As árvores e arbustos com folhas naturalmente pequenas costumam dar melhores resultados, mas quase qualquer planta pode ser cultivada como bonsai. No Japão, país de origem desse tipo de cultivo, azaleia, pinheiro, ameixa, bambu e camélia são as variedades mais comuns. Tradicionalmente, o objetivo do bonsai é moldar a árvore na visão do próprio artista, em vez de simplesmente permitir que ela assuma sua forma natural. Em tempos modernos, quem tem esse hobby está livre para criar o bonsai como desejar.

Feng Shui e bonsai da árvore-do-dinheiro

A árvore-do-dinheiro, quando cultivada como uma árvore bonsai, tem propriedades positivas do Feng Shui por causa de suas folhas. Ela cresce com cinco folhas em cada ramo, que muitos acreditam simbolizar os cinco elementos essenciais para o Feng Shui: terra, água, fogo, madeira e metal. Por causa dessa crença, as árvores trançadas com cinco troncos menores também são consideradas da sorte. Acredita-se que a espécie também traz riqueza para a casa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível