Como bordar em crochê tunisiano

Escrito por katelyn kelley | Traduzido por dani souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como bordar em crochê tunisiano
O crochê é uma arte milenar, transmitida de geração a geração (Steve Mason/Photodisc/Getty Images)

O crochê tunisiano é uma forma de crochê que cria um tecido similar ao ponto meia do tricô, com o lado direito do tecido liso enquanto o avesso possui ondas irregulares. Como o lado direito tem uma textura tão plana e regular, você pode bordar nele da mesma maneira como bordaria tela em ponto-cruz. Os espaços entre os pontos do crochê tunisiano funcionam como os furos do tecido especial de ponto cruz para inserir a agulha. O crochê tunisiano usa uma agulha especial, chamada tunisiana ou afegã, que é mais longa que uma agulha normal, e uma protuberância na ponta evita que os pontos caiam.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Agulha de crochê tunisiana ou afegã de 5 mm
  • Novelo de lã penteada
  • Vários novelos de lã contrastantes para o bordado
  • Agulha metálica de lã grande com ponta rombuda
  • Tesoura
  • Bastidor de bordado ajustável (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Criando uma amostra de crochê tunisiano

  1. 1

    Forme um nó corrediço na ponta da lã, fazendo uma volta com o fio em volta dos dedos de sua mão esquerda e puxando a outra ponta (a que vem do novelo) pelo centro.

  2. 2

    Encaixe o nó corrediço na sua agulha tunisiana e puxe a lã de trabalho para que a laçada fique firme na agulha

  3. 3

    Crie um ponto correntinha de crochê enrolando a lã de trabalho em volta da agulha uma vez e puxando através da laçada. Repita este ponto até que você tenha uma correntinha com cerca de 10 cm.

  4. 4

    Insira a agulha no segundo ponto correntinha, prenda a lã de trabalho com a agulha e puxe uma laçada de lã para a agulha. Repita esse processo até a ponta da correntinha, mantendo todas as laçadas que você puxa na própria agulha. O crochê tunisiano funciona em duas partes, sendo que formar todas as laçadas é a primeira parte e trabalhá-las enquanto as tira da agulha é a segunda.

  5. 5

    Enrole a lã na agulha e puxe-a através da primeira laçada. Esse é o começo da segunda parte do ponto de crochê tunisiano.

  6. 6

    Enrole a lã na agulha e dessa vez puxe-a através das próximas duas laçadas. Repita isso para todas as laçadas da agulha até que sobre apenas uma. Você acaba de fazer uma carreira de crochê tunisiano.

  7. 7

    Repita os passos de 3 a 5, inserindo a agulha entre as duas barras horizontais de cada ponto para puxar uma laçada na primeira parte. Continue fazendo carreiras de crochê tunisiano até que sua amostra tenha cerca de 10 cm de comprimento.

  8. 8

    Insira a agulha sob a barra vertical do primeiro ponto, como se você fosse repetir o passo três e começar outra carreira mas, em vez de manter a laçada, você puxa a agulha, para cima e através da laçada que já está na agulha, o que lhe deixará novamente com apenas uma laçada na agulha. Repita o mesmo por toda a carreira. Você está fazendo um ponto de acabamento para finalizar o trabalho.

  9. 9

    Enrole a lã na agulha e puxe através da laçada uma vez mais quando você chegar ao fim da carreira. Retire a agulha e puxe essa laçada final para alargá-la e, então, corte a lã na parte mais alta da laçada para que você a possa amarrar completamente.

    Bordando na amostra de crochê

  1. 1

    Coloque a amostra que você produziu numa superfície plana. Como o crochê tunisiano tem uma tendência a enrolar, você talvez ache mais fácil usar um bastidor de bordado.

  2. 2

    Coloque a lã da cor que você quer bordar na agulha.

  3. 3

    Insira a agulha pela parte de baixo do tecido no ponto em que você quer começar, deixando uma ponta de 15 cm que será embebida ao tecido mais tarde.

  4. 4

    Insira a agulha no tecido de crochê no ponto apropriado determinado pelo tipo de ponto em que você está bordando. Os pontos do crochê tunisiano formam uma grade. Para fazer ponto-cruz, a agulha vai para cima e para baixo nos furos criados pelos espaços entre os próprios pontos. Para outros tipos, como ponto-cheio ou ponto-matiz, insira as agulhas nos furos ou através do centro dos pontos de crochê conforme o tipo de bordado. Um ponto nó francês, por exemplo, vai ter mais firmeza se feito dentro do ponto do crochê em vez de em um furo.

  5. 5

    Continue bordando até que seu desenho esteja terminado. Finalize com a agulha do lado de baixo do tecido, faça um nó e deixe uma ponta comprida para trançar no tecido.

  6. 6

    Trance as pontas de lã ao avesso colocando a ponta em uma agulha de lã. Insira a agulha sob as barras dos pontos do crochê tunisiano, sempre no avesso, movendo a agulha em linha reta por de cinco a dez pontos, depois movendo a agulha de volta na direção contrária — isso evita que as pontas desfiem.

Dicas & Advertências

  • Com o crochê tunisiano, você sempre terá uma laçada na agulha para cada ponto durante a primeira metade do processo, a não ser que esteja aumentando ou diminuindo as carreiras. Conte as laçadas a cada vez que terminar essa primeira parte para se assegurar de que você não deixou uma laçada escorregar ou perdeu um ponto enquanto estava fazendo.
  • Crochê tunisiano também é conhecido como crochê afegão, e o ponto básico também é chamado de ponto afegão. Muitos artesãos do crochê usam o ponto afegão para fazer mantas, conhecidas em inglês como "afghans".
  • Não vire seu trabalho quando estiver fazendo o crochê tunisiano. Esse estilo de crochê é sempre feito com o lado direito do tecido virado para você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível