Mais
×

Como bordar letras a mão

Bordar letras a mão é uma atividade útil para adicionar monogramas para itens como roupa de cama e vestuário, e dar a eles um distinto toque personalizado. Caso opte por bordar as letras a mão, você encontrará um processo simples e satisfatório. O bordado a mão é uma antiga habilidade que foi substituída em grande parte pelas máquinas. Quando você borda sobre uma toalha ou um guardanapo, o resultado tem uma qualidade personalizada e orgânica que não pode ser comparada a uma costura feita a máquina.

Instruções

Adicione monogramas bordados em toalhas e outras roupas de cama para dar um toque pessoal (Fotolia.com)
  1. Selecione uma fonte para as letras. Se estiver criando um monograma, por exemplo, você normalmente usará uma fonte de script. Veja as fontes disponíveis no seu computador abrindo o programa de processamento de texto. Quando encontrar uma fonte de que goste, experimente-a para determinar o melhor tamanho, baseado na escala do seu item. Imprima as letras necessárias no tamanho adequado.

  2. Transfira as letras para a roupa de cama usando papel vegetal. Determine o posicionamento desejado para as letras e coloque o tecido no bastidor de bordado em torno deste ponto. Coloque o papel vegetal voltado para baixo sobre o tecido e coloque as letras impressas sobre o papel vegetal. Trace sobre as letras cuidadosamente com um lápis para transferir o modelo.

  3. Escolha a cor do fio de bordado para começar a preencher as letras com pontos de cetim. Passe a agulha com essa cor e não amarre o segmento no final.

  4. Costure o ponto cheio, trazendo a agulha em um lado do contorno da primeira letra, tomando cuidado para não puxar o fio através do tecido. Insira a agulha para baixo no tecido diretamente em todo o contorno da letra. Passe a agulha de volta através do tecido ao lado do ponto que você trouxe inicialmente. Repita o ponto cheio para preencher os espaços abertos de cada letra. Trabalhe o final do fio através de seu trabalho finalizado para fixar. Mude as cores do fio de bordado conforme desejar.

  5. Faça um contorno em volta de cada letra depois de completar o ponto cheio. Use a mesma cor ou um fio de bordado de cor contrastante.

  6. Remova o bastidor de bordado e pressione o tecido, se necessário, para terminar.

Dicas

  • Se precisar de mais tensão ao trabalhar na letra, dê um nó no fio e coloque-o no tecido vários centímetros de distância do início de sua letra. Costure sua letra e prenda o nó depois que a letra estiver completa e a extremidade estiver protegida sob o ponto de cetim.

Aviso

  • Fios de bordado podem soltar tinta. Lave o artigo a mão em água fria para evitar que ele solte tinta e manche outros itens.

O que você precisa

  • Programa de processamento de texto
  • Impressora
  • Roupa de cama para ser bordada
  • Papel vegetal
  • Agulha de bordado
  • Tesouras
  • Linha para bordado
  • Bastidor de bordado
  • Ferro (opcional)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article