×
Loading ...

Por que os botões de flores caem?

Atualizado em 01 maio, 2017

As plantas floridas perdem seus botões quando a planta-mãe está sob circunstâncias adversas. Eles são sacrificados a fim de proteger a planta e evitar que ela murche. Isso garante que os nutrientes disponíveis sejam transportados para os tecidos que produzem energia nas folhas. A queda de botões ocorre quando um botão de flor aborta antes de estar pronto para florescer.

Este botão de rosa ainda precisa desbrochar, e isso ocorrerá se as condições do ambiente forem adequadas (Image by Flickr.com, courtesy of Ray Tibbitts)

Etileno

O etileno é um hormônio vegetal, o único que pode ser transportado na forma gasosa. Ele regula o crescimento e também é responsável pela queda das folhas no outono e pelo amadurecimento dos frutos. Além disso, o etileno pode provocar a queda dos botões de flor.

Loading...

Flores cortadas

Quando uma flor é cortada, a produção de etileno aumenta porque os tecidos tentam fazê-la amadurecer para que ela possa cumprir sua missão reprodutiva. O etileno em excesso pode ser tóxico, causando o encolhimento de flores e a queda de folhas e partes das flores. Se um botão for cortado, ele pode não ter a chance de desabrochar.

Fontes externas

A queda de botões também pode ocorrer se as plantas estiverem expostas ao etileno de fontes externas, tais como o cigarro, a fumaça de indústrias, o escapamento de um motor de combustão interna ou certos tipos de leveduras, fungos e bactérias.

Pouca luz

As plantas floridas que recebem pouca luz também podem perder botões. As variedades híbridas de lírio-asiático, por exemplo, perdem os botões de flores nessas condições.

Espaço insuficiente para as raízes

As plantas cultivadas em vasos podem perder os botões de flores em razão do espaço insuficiente para o crescimento das raízes, que começam a crescer em espiral até se tornarem incapazes de transportar nutrientes adequadamente. As camélias tendem a perder seus botões nessas condições.

Gardênias

As gardênias são flores bonitas, mas extremamente temperamentais. A escassez de umidade, as regas excessivas ou insuficientes, as variações de temperatura, a exposição insuficiente à luz ou apenas uma mudança de lugar da planta podem provocar a queda dos botões de flores.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...