Mais
×

Como fazer um caminho de brita ou conchas para carros

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os caminhos para carros precisam suportar, além do uso diário, literalmente toneladas oriundas do peso dos veículos; por isso é tão frequente que os instaladores apelem para materiais tradicionalmente duros, como concreto e asfalto, para pavimentar essas áreas. No entanto, para um visual mais decorativo, conchas e brita podem também suprir as necessidades de uma entrada para automóveis, desde que esses materiais estejam devidamente apoiados e instalados.

Instruções

Cascalho, brita ou conchas em uma entrada para carros criam um suporte decorativo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Marque a localização do percurso com a tinta para marcação. Marque ambos os lados do caminho, do início ao fim, incluindo quaisquer curvas.

  2. Escave toda a extensão do caminho, com uma profundidade de 10 cm. Utilize uma pá quadrada para se certificar de que as paredes da vala estejam completamente retas e planas.

  3. Passe um ancinho de aço no fundo da vala para nivelar a área e remover quaisquer pedras grandes e outros detritos como paus ou galhos.

  4. Compacte a vala com um compactador de mão para criar uma superfície de suporte totalmente nivelada para a entrada de veículos.

  5. Forre o fundo da vala com uma camada de 6 cm de brita relativamente grande, de 9 mm ou maior. Use o ancinho para espalhar uma camada uniforme do material ao longo de todo o caminho.

  6. Molhe a brita com uma mangueira de jardim para reduzir a poeira que possa se espalhar de sua superfície. Em seguida, compacte a pedra com o compactador de mão para nivelar a superfície e obter uma instalação estável e plana.

  7. Cubra a brita com uma camada de tecido para paisagismo. Se necessário, corte o tecido com um estilete para ajustá-lo no espaço ou para fazer com que ele acompanhe as curvas. Ele facilitará a drenagem e evitará que o solo desloque a camada superior de pedras ou conchas.

  8. Firme as bordas do tecido para paisagismo no solo com estacas ou pinos, mantendo-o no lugar. Isso garantirá que ele não se dobrará sob as pedras ou as conchas, criando saliências ou montinhos indesejados.

  9. Arremate o caminho com bordas. Lojas de ferragens ou de materiais de construção vendem materiais específicos para esse tipo de borda, de metal ou de plástico; você também pode usar madeira tratada para obter um visual mais rústico. Prenda as bordas no lugar com estacas ou pinos cravados no chão em torno do percurso.

  10. Preencha a vala com concha ou brita suficiente para deixar um espaço vazio de apenas 1,25 cm no topo do percurso. Use o ancinho para assegurar que o material esteja bem espalhado por toda a superfície. A sobra de 1,25 cm permite que o material se desloque um pouco quando for necessário, evitando que ele caia para fora da borda.

O que você precisa

  • Tinta para marcação
  • Pá quadrada
  • Ancinho de aço
  • Compactador de mão
  • Brita
  • Mangueira
  • Tecido para paisagismo
  • Estilete
  • Estacas ou pinos
  • Martelo
  • Material para as bordas
  • Brita pequena ou conchas esmigalhadas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article