Mais
×

Como fazer uma bússola com um ímã e um clipe de papel

Atualizado em 23 março, 2017

Se você está aprendendo sobre magnetismo e deseja testemunhas seus poderes "nadasobrenaturais" com seus próprios olhos, é possível construir sua própria bússola. As bússolas são ferramentas que utilizam o campo magnético da Terra para apontar direções, particularmente o norte. Bússolas profissionais apresentam seus pontos, ângulos, linhas e setas elaboradamente desenhados. Porém, tudo que você precisa para criar sua própria bússola é de um ímã, um clipe de papel e um pouco de água.

Instruções

Assim como a Terra, um ímã emite seu campo magnético constantemente (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Magnetize uma das pontas do clipe de papel esfregando-a em um dos lados do ímã. Assim como a Terra, o ímã também possui energia magnética. Quando você esfrega o clipe no ímã, uma parte dessa energia é transferida para o metal. O tipo de energia transferida depende de em qual lado do ímã você esfregou o clipe.

  2. Coloque o clipe na vasilha com água. Faça isso de forma lenta e cuidadosa, deixando que ele flutue na água. Aguarde 15 segundos até que o clipe gire e pare, voltado a uma direção. Essa direção pode ser tanto o norte como o sul, dependendo da forma como você o magnetizou. Se o clipe afundar ou não girar, tente colocá-lo dentro de um canudo.

  3. Gire a vasilha em várias direções e observe como o clipe se comporta. Sempre que você girar a vasilha, ele deve girar sozinho de volta a sua posição original, sem que haja qualquer interferência externa visível.

O que você precisa

  • Vasilha com água
  • Clipe de papel
  • Ímã
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article