Mais
×

Como calcular o diâmetro interno conhecendo o diâmetro externo de um tanque

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os tanques, seja para água ou combustível, só podem armazenar um tanto, exigindo constante reenchimento quando o líquido se esgota. Para determinar quando você vai precisar começar a reencher um tanque, deve-se saber qual a sua capacidade de armazenamento. Medir o diâmetro interior nem sempre é possível, mas pode-se ainda determinar o seu volume usando o diâmetro do lado de fora e a espessura do reservatório.

Instruções

Determine o diâmetro interior de um tanque de água, a fim de descobrir o volume do tanque utilizando alguns cálculos fáceis (DC Productions/Valueline/Getty Images)
  1. Estique uma fita métrica na parte superior do tanque; certifique-se de atravessar o centro exato dele. Marque o comprimento como o diâmetro externo.

  2. Meça a espessura do tanque de água. Multiplique a espessura por dois e subtraia do diâmetro externo para calcular o diâmetro interno do tanque.

  3. Use uma medição da circunferência externa do tanque se não for possível obter uma medida do diâmetro na parte superior. Basta passar a fita métrica em torno do tanque para obter sua circunferência, mantendo a fita alinhada ao redor.

  4. Divida a circunferência por 3,1415 para obter o diâmetro exterior do tanque. Meça a espessura do reservatório, multiplique por dois e divida os resultados a partir do diâmetro exterior para calcular o diâmetro interior.

O que você precisa

  • Trena
  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article