×
Loading ...

Como calcular a diferença de tensão em transformadores redutores

Atualizado em 14 julho, 2018

Um transformador redutor é um dispositivo elétrico usado para reduzir a tensão de corrente alternada enquanto mantém a mesma potência. A diferença de potencial aplicada às bobinas primárias do transformador é convertida em um campo eletromagnético transiente. Esse campo atravessa o núcleo do transformador e é reconstituído na bobina secundária como tensão menor.

O número de voltas nas bobinas primárias dos transformadores redutores é maior do que o número de voltas presentes nas bobinas secundárias. A razão das bobinas entre essas seções determina o quanto a tensão é reduzida.

Instruções

Você deve saber a razão de voltas entre as bobinas primária e secundária do transformador para calcular a tensão de saída (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Obtenha a razão das bobinhas do transformador. Esse número é muitas vezes impresso no exterior do dispositivo e terá a forma de ''primário:secundário''. Por exemplo, um transformador ''2:1'' terá o dobro de voltas no primário em relação ao secundário.

    Loading...
  2. Divida o número secundário pelo primário. Para um transformador 2:1, esse número seria 1/2, ou 0,5.

  3. Multiplique a tensão de entrada que deseja aplicar no transformador pelo número calculado no passo anterior. Por exemplo, se aplicar 12 volts a um transformador 2:1, você obterá 6 volts na tensão de saída.

Loading...

Dicas

  • Alguns transformadores são rotulados de acordo com as tensões que devem converter. Por exemplo um transformador 240v/120v deve ser usado para converter uma fonte de energia de 240 volts para 120 volts.

O que você precisa

  • Caneta ou lápis
  • Papel
  • Calculadora
  • Transformador redutor

Referências

Loading ...
Loading ...