Mais
×

Como calcular a distância da diagonal entre cantos de um quadrado

Atualizado em 17 abril, 2017

A diagonal de um quadrado é uma linha traçada a partir de um dos cantos até o canto oposto, do outro lado da figura. O comprimento da diagonal de qualquer retângulo é igual à raiz quadrada da soma dos comprimento e altura elevados ao quadrado. Um quadrado é um retângulo com todos os lados iguais, então o comprimento da diagonal é a raiz quadrada do dobro do quadrado do lado, o que simplifica para raiz quadrada de dois multiplicado pelo comprimento do lado. É possível calcular o comprimento da diagonal simplesmente multiplicando o comprimento do lado por essa constante.

Instruções

Calculadora (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Digite o número "2" em uma calculadora científica.

  2. Pressione a tecla "raiz quadrada", que normalmente tem um símbolo de radical nela.

  3. Multiplique pelo comprimento de um lado do quadrado. Por exemplo, se um lado tem comprimento 9, então pressione "vezes" na calculadora, digite "9" e pressione "igual". A resposta é 12,73.

Dicas

  • A raiz quadrada de 2 é 1,414. Você pode calcular rapidamente o comprimento diagonal multiplicando 1,414 pelo comprimento de um lado. No exemplo, fica assim: 1,414 X 9 = 12,73.
  • Em trigonometria, o número 1,414 é igual à secante e cossecante de 45º. A diagonal de um quadrado faz um ângulo de 45º em todos os lados do quadrado. Você pode calcular o comprimento da diagonal multiplicando o comprimento de um lado pela secante ou cossecante.

O que você precisa

  • Calculadora científica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article