×
Loading ...

Como calcular as linhas de declividade em mapas topográficos

Atualizado em 19 julho, 2017

As linhas de declividade descrevem as mudanças de elevação, subidas ou descidas, sobre uma dada distância do mapa topográfico. Essas mudanças se correlacionam com a inclinação do terreno. Elas podem ser dadas como porcentagem ou um ângulo, sendo que valores maiores correspondem a terrenos mais inclinados. O mapa topográfico é uma ferramenta útil para calcular a declividade, já que mostra as elevações através do uso de linhas chamadas cotas ou curvas de nível. As cotas conectam os pontos adjacentes de mesmo nível, de forma que todos os seus pontos têm a mesma elevação.

Instruções

Conhecer a declividade da rota garante uma caminhada mais confortável (map & compass image by Piotr Rydzkowski from Fotolia.com)
  1. Desenhe uma linha no mapa topográfico, ao longo do caminho pelo qual a declividade será calculada.

    Loading...
  2. Encontre a elevação das curvas de nível ao longo da linha de declividade. Elas são linhas marcadas no mapa e aparecem em três variedades. A mais espessa geralmente tem o valor rotulado na própria linha. As de espessura média aparecem em intervalos equidistantes, entre as linhas espessas. A distância é dada na margem inferior do mapa. Linhas suplementares, pontilhadas, aparecem com metade do valor das linhas intermediárias.

  3. Determine os valores de maior e menor elevação para uma inclinação contínua na linha. A inclinação contínua apenas aumenta, ou apenas diminui, ao longo da linha de declividade.

  4. Subtraia o menor valor do valor mais alto, para descobrir a mudança de elevação entre os pontos.

  5. Meça a distância horizontal entre os dois pontos de elevação na linha de declividade.

  6. Divida a mudança vertical na elevação pela distância horizontal medida, depois multiplique por 100 para obter o valor da declividade em porcentagem ([distância vertical/distância horizontal] x 100 = % declividade).

  7. Calcule o ângulo da linha de declividade dividindo a mudança vertical na elevação pela distância horizontal, para obter a tangente do ângulo de inclinação. Usando a calculadora, calcule o arco tangente (o inverso da tangente) para determinar o ângulo da inclinação.

Loading...

O que você precisa

  • Lápis
  • Papel
  • Mapa topográfico
  • Calculadora com função trigonométrica

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...