Mais
×

Como calcular a potência de refrigeração necessária para sistemas de ar condicionado?

Atualizado em 17 abril, 2017

A potência de refrigeração necessária para um sistema de ar condicionado depende de uma ampla gama de fatores, incluindo o tipo de refrigeração a ser utilizado, os tipos de componentes que constituem o sistema de condicionamento do ar e o ambiente que o sistema irá refrigerar. Pelo fato de todos esses fatores contribuírem para esta definição, utilize um medidor de refrigeração específico para calcular a quantidade de refrigeração necessária a um determinado sistema de ar condicionado.

Instruções

Sistemas de ar condicionado de pequeno porte têm a carga de refrigeração já sinalizada, mas sistemas maiores e mais complexos exigem que você calcule a quantidade de refrigeração necessária (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Abra um navegador no seu computador, baixe e instale um programa que permita a visualização de arquivos ".xls". Microsoft Excel, Excel Viewer e OpenOffice são alguns dos programas que permitem ao usuário abrir arquivos ".xls". Inicie o aplicativo quando tiver concluído a instalação.

  2. Baixe o medidor de refrigeração (em formato ".xls") disponibilizado pelo Department for Environment, Food and Rural Affairs (Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais), procurando e clicando em "DEFRA: Refrigerant Charge Calculator" (DEFRA: Medidor de refrigeração). Quanto tiver concluído o download, abra o arquivo com um dos programas indicados no Passo 1.

  3. Clique no ícone "Click Here For Data Entry" (Clique aqui para inserir dados) na planilha ".xl"s. Digite um nome de contato na caixa "Contact Name" (Nome do Contato) e um nome de site na caixa "Site Name" (Nome do Site). Digite o nome do sistema na caixa "System Name" (Nome do Sistema). Estes nomes são para o benefício do usuário e não afetam as medições.

  4. Clique no menu "Refrigerant" (Refrigeração) e selecione o tipo de refrigeração que será utilizado no sistema. Digite a temperatura mais baixa que você pretende que o sistema de ar condicionado alcance no espaço denominado "Temperature of Main Cooling Load in Degrees Celsius" (Temperatura da Carga Principal de Refrigeração em Graus Celsius). Caso você saiba, digite o tamanho do sistema em kilowatts no espaço identificado com "Do You Know the Size of the System in Terms of kW Cooling Duty?" (Você sabe o tamanho do sistema em termos de kW de refrigeração?).

  5. Clique no menu "Type of Evaporator" (Tipo de Evaporador) e selecione o tipo de evaporador usado no sistema. Clique no menu "Type of Condenser" (Tipo de condensador) e selecione o tipo de condensador usado no sistema. Clique no menu "Type of Compressor" (Tipo de Compressor) e selecione o tipo de compressor utilizado no sistema.

  6. Clique no menu "Is this a Hermetically Sealed System" (Este é um sistema hermeticamente fechado) e selecione a opção "Yes" (Sim) ou "No" (Não). Meça o diâmetro da tubulação de líquido em milímetros e selecione o valor compatível no menu "Liquid Line Dimensions: Select Nominal Diameter" (Dimensões da tubulação de líquido: Seleção de diâmetro nominal). Meça, agora, o comprimento da tubulação de líquido em milímetros e digite este valor no espaço identificado como "Liquid Line Dimensions: Length" (Dimensões da tubulação de líquido: Comprimento). Uma aproximação é suficiente para esta medição.

  7. Clique no menu "HP Receiver" (Receptor HP) e selecione-o, caso seu sistema tenha um receptor líquido de alta pressão. Clique no menu "LP Receiver/Surge Drum" (Receptor LP / Cilindro de pressão) e selecione se o seu sistema tiver um receptor líquido de baixa pressão ou cilindro de pressão.

  8. Clique no ícone "Charge Calculation" (Cálculo de carga) para mensurar, finalmente, a quantidade de refrigeração necessária ao sistema de ar condicionado. A planilha resultante exibirá uma estimativa das potências mais alta e mais baixa necessárias para a refrigeração.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article