Mais
×

Como calcular quantas palavras foram lidas por minuto

Atualizado em 23 março, 2017

Calcular quantas palavras consegue ler por minuto representa a sua velocidade de leitura. Ter uma alta taxa de compreensão de palavras por minuto lhe permite processar a informação mais rapidamente do que outros. A pessoa comum lê à velocidade de 200 a 250 palavras por minuto. Caso seja capaz de ler mais rápido que isso, é considerado acima da média. É sempre divertido desafiar os amigos para descobrir que lê mais rapidamente.

Instruções

As habilidades de leitura se desenvolvem cedo (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Conte cada palavra nas três primeiras linhas de um livro. Não importa por onde começar, contanto que tenha um ponto de partida. Por exemplo, assuma que há 60 palavras.

  2. Divida o número de palavras que contou por três. No exemplo, 60 palavras divididas por três equivalem a 20 palavras por linha.

  3. Conte cada linha na página e multiplique o resultado pelo número de palavras por linha. No exemplo, assuma que há dez linhas, então 10 vezes 20 é igual a 200 palavras.

  4. Comece a ler e marque o tempo. Por exemplo, leia por cinco minutos.

  5. Conte o número de páginas que leu, incluindo partes delas. No exemplo, assuma que leu 4,5 páginas.

  6. Multiplique o número de páginas que leu pelo número de palavras por página. No exemplo, 4,5 vezes 200 é igual a 900 palavras.

  7. Divida o número total de palavras que leu pelo número de minutos, para descobrir a sua velocidade de palavras por minuto. No exemplo, 900 palavras divididas por cinco equivalem a 180 palavras por minuto.

O que você precisa

  • Livro
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article