Mais
×

Como calcular taxa de retorno esperada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando o assunto é fazer investimentos financeiros, investidores querem saber quanto dinheiro eles obterão além do capital investido. Isto pode parecer uma tarefa difícil já que os investidores estão à mercê do mercado. Entretanto, calculando os diferentes resultados possíveis de um determinado investimento, pode-se derivar uma "taxa de retorno esperada". O cálculo é relativamente simples e te dará uma ideia de como será o futuro financeiro do investimento em questão.

Instruções

Saiba como calcular a taxa de retorno esperada em alguns dos seus investimentos (money money image by Valentin Mosichev from Fotolia.com)
  1. Entenda a fórmula para taxa de retorno esperada. Como muitas fórmulas, esta requer alguns "dados" para chegar a uma resposta. Os dados nesta fórmula são a probabilidade de resultados diferentes e quais destes resultados retornarão. A fórmula é o seguinte:

    (probabilidade de resultado x taxa de resultado) + (probabilidade de resultado x taxa de resultado) = taxa de retorno esperada

    Na equação, a "probabilidade de resultado" deve acumular em 100%. Se houver quatro possíveis resultados, então o total destas probabilidades deve ser igual a 100%.

  2. Coloque os números na equação. Por exemplo, se um investimento tiver 30% de chances de retorno de 20% de lucro, 50% de chance de retorno de 10% de lucro e 20% de chance de retorno de 5%, a equação será:

    (0.30 x 0,20) + (0,50 x 0,10) + (0,20 x 0,05) = taxa de retorno esperada

  3. Calcule cada parte da equação da taxa de retorno. O exemplo seria calculado da seguinte forma:

    0,06 + 0,10 + 0,01 = 0,17

    Na equação, a taxa de retorno esperada é de 17%.

O que você precisa

  • Calculadora
  • Probabilidade de retornos
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article