Mais
×

Como calibrar manguitos de aferir pressão arterial em casa

Atualizado em 23 março, 2017

Se você tem pressão alta e seu médico lhe indicou monitorização e registro de sua pressão arterial em casa, você irá precisar de um esfigmomanômetro. Monitorar a pressão arterial em casa pode ser útil para quem tem "síndrome do jaleco branco" e cuja pressão arterial eleva-se artificialmente durante o período de estresse no consultório médico.

No entanto, você pode estar se perguntando "como eu sei que este aparelho caseiro é preciso?". Essa é uma pergunta razoável, pois a precisão clínica das leituras divergem da precisão caseira.

Então, como se determina se o seu aparelho de pressão arterial é preciso? Simples. Tudo o que você precisa fazer é calibrar em casa o seu manguito de pressão arterial. A calibração, aqui, significa verificar a precisão de seu monitor caseiro de pressão arterial, com um padrão (neste caso, o dos médicos). Este texto irá lhe dizer o que precisa fazer para calibrar seu manguito e seu monitor de pressão arterial, de maneira a lhe dar segurança sobre suas leituras.

Instruções

Esfigmomanômetro (Image courtesy of Stock.XCHNG)

    Como calibrar manguitos de aferir pressão arterial em casa

  1. Compre um monitor de pressão arterial caseiro. Eles variam de preço e tamanho. Alguns são monitores para bíceps, enquanto outros são monitores de pulso. Verifique com o seu médico qual marca e modelo ele recomenda.

  2. Agende uma consulta com o seu médico. Diga a ele que você gostaria de calibrar seu monitor de pressão arterial.

  3. Afira a sua pressão arterial, no consultório de seu médico, com seu aparelho de pressão. Anote as leituras.

  4. Peça ao seu médico ou à enfermeira para que faça a aferição de sua pressão arterial utilizando o esfigmomanômetro do consultório. Anote as leituras.

  5. Repita as leituras de pressão arterial em 15 minutos, utilizando ambas as máquinas. Isto é opcional, mas é recomendado.

  6. Compare as duas leituras. Se elas forem iguais - ótimo! Se elas estiverem um pouco diferentes, registre a diferença numérica. Se a diferença for substancial, devolva seu monitor de pressão arterial ao fabricante e compre um novo.

Dicas

  • Calibre seu monitor de pressão arterial caseiro com o dos médicos a cada seis meses.

Aviso

  • Caso você derrube seu aparelho de pressão arterial caseiro, volte ao médico para uma nova calibragem.
  • Leia as instruções de seu manguito de pressão arterial. Alguns deles não devem ser lavados.
  • Certifique-se de comprar um manguito do tamanho adequado para o seu braço.

O que você precisa

  • Esfigmomanômetro caseiro
  • Lápis e papel
  • Hora de ir ao médico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article