on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar o Camtasia Studio

Apesar de ser mais recomendado para professores ou educadores de modo geral, o software Camtasia Studio pode ser utilizado por qualquer um que queira criar vídeo-aulas, tutoriais, sessões de treinamentos ou até mesmo vender um produto pela web. Desenvolvido pela empresa americana TechSmith no ano de 2002, o Camtasia Studio não exige conhecimentos profundos. Com ele, o usuário poderá criar gráficos estatísticos, animações simples e também gravar áudio e vídeo. Todo o conteúdo final pode ser postado, por exemplo, no YouTube. Aprenda os principais passos para começar a operar o Camtasia Studio em casa.

Instruções

Apresentações corporativas ficam mais interessantes no Camtasia Studio (Nick White/Digital Vision/Getty Images)
  1. O primeiro passo para começar a operar o programa é adquirir o software ou baixar uma versão demo. Essas opções podem ser feitas no site oficial da empresa desenvolvedora do Camtasia Studio. O valor do produto é de US$ 99. Baixe o programa (ou a demo) e instale no seu computador.

    Loading...
  2. Com o software devidamente instalado no sistema, inicie o programa. Em seguida, selecione a opção "File" (Arquivo) e clique em "New Project" (Novo Projeto).

  3. Na tela que irá se abrir, selecione o item "Record the screen" (Gravação da tela). O diferencial do programa é que ele grava a tela do computador, uma medida que facilita a vídeo-aula, uma vez que o usuário será capaz de aumentar ou diminuir a tela e realçar pontos importantes da apresentação.

  4. Em seguida, o programa vai abrir um painel para controle de itens, como tamanho de tela (custom screen) e controle de som (audio settings).

  5. Procure ajustar o som na barra em torno de 75%. Quanto mais próximo de 100%, mais chance de que o áudio gravado saia distorcido, o que vai prejudicar o resultado final. Depois, clique no botão vermelho "Rec" (Gravar).

  6. Agora você pode começar a sua apresentação falando a cerca de dois palmos do microfone do computador. Todos os movimentos que você fizer na tela serão gravados.

  7. Na hora de editar a apresentação, você pode anexar arquivos de vídeos ou fotos que estejam no seu computador. Para isso, basta ir no menu "File" (Arquivo) e em "Import Media" (Importar Mídia). Selecione seus próprios arquivos e clique em "OK". Em seguida, eles serão adicionados à apresentação.

  8. Se desejar dar um "zoom in" ou "zoom out" em algum ponto da tela durante a apresentação, basta clicar no símbolo das setas na parte esquerda superior. Aí você será capaz de controlar o zoom em partes específicas da tela.

  9. Quando estiver satisfeito com o vídeo gravado, basta escolher a opção "Produce and Share" (Produzir e Compartilhar). Selecione um nome de uma pasta de destino e clique em "Save" (Salvar).

  10. Agora, seu vídeo está pronto para ser compartilhado com seus amigos, clientes, alunos ou funcionários. É possível compartilhar o vídeo por e-mail ou realizar o upload pelo YouTube.

Loading...

Dicas

  • A ideia por trás do programa é que grandes apresentações, que antes ficavam restritas aos arquivos de programas como o PowerPoint, permaneçam à disposição na internet para um público além daquele para o qual o conteúdo foi inicialmente planejado. Por isso, tenha em mente um público mais amplo na hora de preparar o seu conteúdo.
  • A melhor forma de aprender a mexer bem no programa é mesmo por tentativa e erro. Se preferir, há muitos tutoriais à disposição no YouTube.

O que você precisa

  • Computador (Windows ou Mac)
  • Acesso à internet
  • Software Camtasia Studio

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...