Características de um ambiente de trabalho de SGBD

Escrito por j.t. barett | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características de um ambiente de trabalho de SGBD
É possível criar seus próprios aplicativos com o ambiente de trabalho SGBD (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Um ambiente de trabalho SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados), é um software que combina organização de dados, telas de entrada e outras ferramentas em um pacote compacto e acessível. O SGBD é um sistema autossuficiente de desenvolvimento de software que inclui sua própria linguagem de programação. É possível criar aplicativos úteis com um ambiente de trabalho SGBD mais rapidamente do que com um banco de dados de larga escala comercial, embora esse último suporte mais usuários.

Outras pessoas estão lendo

Banco de dados

O propósito essencial de um ambiente de trabalho SGBD é o armazenamento de informações. O programa de banco de dados organiza os dados em unidades maiores, chamadas “tabelas”, e cada uma delas contém registros compostos por “campos”, o menor pedaço de informação de um banco de dados. Por exemplo, uma tabela de catálogo de produtos provavelmente terá campos para o número do modelo, descrição, preço e localização do depósito. A tabela contém centenas de registros, representando os produtos da empresa. Da mesma forma, uma tabela de clientes terá campos para o número do cliente, nome, endereço e informações de envio, e possivelmente outros campos. O ambiente de trabalho SGBD permite a criação de cada tabela e, em seguida, o seu preenchimento com os registros. Para facilitar a comunicação, o SGBD tem ferramentas para classificar e extrair os dados por vários critérios. Por exemplo, é possível criar uma lista alfabética de clientes de São Paulo.

Formulário na tela

O ambiente de trabalho SGBD tem um programa para o design de layouts de tela que permite a criação de vários formulários de entrada para a inserção de dados no seu banco de dados. Ao clicar em uma tabela do banco de dados, o SGBD estabelece automaticamente os campos e descrições em um layout de tela. Então, você reorganiza os campos e descrições do modelo para atender às suas necessidades. Ao abrir a tela para o uso, ela se conecta a tabela do banco de dados e aceita a sua entrada digitada nos vários campos. Além de formulários de entrada, o ambiente de trabalho SGBD permite a criação de menus para navegar entre as várias telas em um aplicativo.

Linguagem de programação

Uma linguagem de programação interna impulsiona as ações por trás das várias telas e menus do SGBD. Ao criar uma tela, o SGBD cria um programa “esqueleto” que executa funções básicas, como carregar os campos com os dados e exibi-los. Caso esteja acostumado com a linguagem de programação, poderá adicionar recursos como o cálculo de impostos em um montante de vendas ou a exibição de mensagens para os itens à venda. A linguagem de programação está embutida no aplicativo de banco de dados. Por exemplo, o SGBD do Microsoft Access utiliza o "Visual Basic for Applications", ou VBA.

Facilidade de utilização

As empresas de software desenham seus aplicativos com o ambiente de trabalho SGBD pela facilidade de utilização. Um usuário não técnico pode começar projetos simples em poucos dias e os usuários experientes podem criar sistemas eficientes em algumas horas. Embora o SGBD tenha uma linguagem de programação, ela não é necessária para as tarefas básicas. Os assistentes do software lhe guiarão através da criação de tabelas de dados, telas, menus e relatórios.

Modos de usuário único ou multiusuário

A maioria dos aplicativos de ambiente de trabalho SGBD servem a um único usuário de um PC ou laptop. O usuário pode utilizar o SGBD para controlar as despesas de viagens, contatos e outros registros. Com a programação certa, os mesmos podem suportar cerca de doze pessoas, todas ligadas ao mesmo arquivo por uma rede local. Todos os usuários têm uma cópia das telas e menus em seus computadores, que fornecem acesso a um banco de dados comum em um computador diferente. Um ambiente de trabalho SGBD não tem velocidade ou eficiência para lidar com mais de um punhado de usuários simultaneamente; grandes comunidades de usuários precisam de um SGBD baseado em um servidor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível