Mais
×

Como fazer uma casa de pássaro de madeira

Atualizado em 20 julho, 2017

Casas de passarinho feitas de madeira são elementos de design populares em muitos jardins e quintais hoje em dia, servindo tanto como ninho quanto como um adorno decorativo. De acordo com o laboratório de ornitologia de Cornell, pássaros que ocupam casas com cavidades, incluindo chapins, pardais e pássaros-azuis, podem se mudar para um ninho de madeira se não conseguirem encontrar um ninho natural. Ao construir um, você adicionará um belo ornamento ao seu jardim e fornecerá uma casa para uma família de passarinhos.

Instruções

Construir um ninho de madeira irá atrair pássaros selvagens ao seu quintal (bird house image by John Sandoy from Fotolia.com)

    Construindo a casa

  1. Aprenda sobre os pássaros selvagens de sua região para determinar que espécies você quer atrair ao seu jardim. Muitas aves de fundo de casa, incluindo o pisco-de-peito-ruivo, marcam seus ninhos em árvores e arbustos, mas não irão se mudar para um lugar fechado como uma casinha de madeira. Outros tipos de pássaros, como a andorinha-roxa, somente usam o ninho se os tamanhos forem específicos e colocados em locais abertos. Para atrair chapins e pardais, o laboratório de ornitologia de Cornell recomenda construir uma casa de passarinho que tenha 20 cm de altura, 14 cm de largura e 10 cm de profundidade. Pássaros maiores, como o pássaro-azul, precisam de uma casa com especificações diferentes.

  2. Corte a placa nas dimensões necessárias para atrair a espécie desejada de pássaro selvagem. Para uma casa de chapim ou pardal, corte seis pedaços de madeira dos seguintes tamanhos:

    Uma peça frontal, com 14 cm de largura e 20 cm de comprimento. Duas peças laterais, com 10 cm de largura e 24 cm de comprimento. Uma peça da base, com 10 cm de largura e 10 cm de comprimento. Uma peça do teto, com 19 cm de largura e 19 cm de comprimento. Uma peça traseira, com 14 cm de largura por 35,5 cm de comprimento.

  3. Faça o buraco da entrada, com 1-1/4 polegadas de diâmetro, na parte frontal. O furo deve estar centralizado e a uma distância de 16,5 cm da base.

  4. Para fazer um teto inclinado para o ninho, meça 3,8 cm abaixo do topo das peças laterais e faça uma marca. Use uma peça reta para desenhar uma linha diagonal entre o canto oposto da peça lateral e a marca e então corte sobre a linha.

  5. Fixe a parte frontal ao pedaço lateral usando pregos resistentes ao clima ou parafusos. Localize e faça três furos, com 1/4 polegada de diâmetro cada, através dos lados próximo ao canto mais alto da caixa para ventilação.

  6. Centralize a caixa parcialmente montada contra a parte traseira. A parte traseira se estende por cima e por baixo da caixa, fazendo com que seja mais fácil para fixar o ninho pronto em uma árvore ou poste. Monte o telhado, permitindo que a frente do telhado sobressaia a frente do ninho, protegendo o buraco de entrada do clima.

  7. Adicione uma cobertura sobre o furo de entrada para ajudar a proteger os pássaros de predadores. Corte um pedaço quadrado de madeira levemente maior que a entrada, faça um buraco de 1/4 polegada através do centro para parear com a entrada na peça frontal e fixe a cobertura sobre o furo de entrada. Monte a cobertura em um viés para criar a forma de um diamante que funciona e é visualmente deslumbrante.

  8. Use uma pequena dobradiça para fixar a base na peça traseira. Firme o fundo na parte fechada, torneando o parafuso começando pela peça frontal e então através dela, alcançando o fundo. O fundo articulado permite fácil acesso para limpar a casinha após a temporada de reprodução.

Dicas

  • Faça dois ou mais ninhos com mais de 8 m de distância entre eles para que não haja briga por território.

Aviso

  • Não use madeiras que possam fazer mal aos pássaros. Não use madeira tratada, pois pode machucá-los.

O que você precisa

  • Placas de cedro, pinheiro ou pau-brasil
  • Serra (manual, elétrica ou de mesa)
  • Furadeira com brocas
  • Pregos ou parafusos para exteriores
  • Dobradiças de exteriores
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article