Como usar o caso dativo em alemão

Escrito por tina molly lang | Traduzido por carlos nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar o caso dativo em alemão
Os casos de declinação são importantes em alemão (Comstock/Comstock/Getty Images)

A língua alemã possui quatro casos: nominativo, acusativo, dativo e genitivo. Os casos marcam a função de um substantivo em uma oração. O nominativo é usado para o sujeito e o predicado nominal. O acusativo é usado para objetos diretos. O genitivo é usado para indicar posse e relações próximas entre dois substantivos. O caso dativo funciona principalmente como o objeto de uma oração. Por exemplo, considere a oração "Você está comprando um livro para mim". "Para mim" tem uma função dativa como objeto indireto.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Encontre o objeto indireto da oração. Por exemplo, considere a oração "eu estou dando o livro para você". "Eu" tem função nominativa como sujeito. "O livro" recebe o caso acusativo por ser um objeto direto (recipiente da ação). "Para você" tem função dativa como objeto indireto. Os artigos definido (o, a), indefinido (um, uma) e possessivo (meu, seu) também assumem formas dativas para modificar os substantivos. Se o substantivo responder a pergunta "a quem", "por quem" ou "para que", é bem provável que seja dativo.

  2. 2

    Aprenda as formas dativas dos artigos definidos. Em alemão, a forma singular é "dem". A feminina é "der". A neutra é "dem". A plural é "den". Por exemplo, "“Ich gebe dem Lehrer das Buch" (Eu estou dando o livro para o professor). Eu (ich) é o sujeito nominativo. O livro, ou "das Buch", é acusativo por receber diretamente a ação. O professor, ou "dem Lehrer", é dativo e indica o objeto indireto por responder "para quem". Dou o livro para quem? Dou para o professor.

  3. 3

    Aprenda as formas dativas dos artigos indefinidos. Em alemão, "ein" (um) e "kein" (nenhum) seguem o mesmo padrão dos artigos definidos. O masculino singular é "(k)einem". O femenino singular é "(k)einer". O neutro singular é "(k)einem". O plural é "keinen". Não há plural para "ein". Por exemplo, "Ich empfehle keinen Männern die Kartoffeln" (Não recomendo as batatas para nenhum homem). "Keinen Männern" é dativo por responder à pergunta "para quem".

  4. 4

    Em alemão, as formas dativas dos adjetivos possessivos "mein" (meu), dein (seu), sein (dele) e Ihre (seu [formal]) seguem o mesmo padrão que os artigos definidos e indefinidos. Por exemplo, “Ich kaufe meinem Vater ein Geschenk” (Eu estou comprando um presente para meu pai). "O presente" é acusativo por ser objeto direto. "Meu pai" é dativo por ser objeto indireto devido a responder a pergunta "para quem". Estou comprando o presente para quem? Para meu pai.

  5. 5

    Algumas preposições alemãs sempre recebem o caso dativo: aus (fora de, de um ponto geográfico de origem), ausser (além de, exceto por), bei (em, próximo, por, na casa de), mit (com, junto com), nach (depois, para um ponto geográfico), seit (por um período de tempo, desde), von (de, por), zu (em direção a, em, por uma razão), gegenüber (através de).

  6. 6

    Pratique o uso das preposições dativas. “Er kommt aus dem Kaufhaus” (Ele está vindo da loja). "Dem kaufhaus" é a forma dativa de "Kaufhaus" (loja). “Ausser dem Käse will ich nichts.” (Exceto o queijo, não vou querer nada.) "Dem Käse" é a forma dativa de "Käse". “Ich wohne beim Kaufhaus.” (Moro perto da loja.) "Dem Kaufhaus" é a forma dativa de "Kaufhaus". "Beim" é uma contração de “bei dem”. “Er kommt mit seinem Hund.” (Ele está vindo com o seu cachorro.) "Seinem Hund" é a forma dativa de "seu cachorro". “Was machst du nach dem Abendessen?” (O que você vai fazer depois do jantar?) "Dem Abendessen" é a forma dativa de "Abendessen". “Er wohnt seit zwei Monaten in Berlin.” (Ele está morando em Berlim há dois meses). "Zwei Monaten" é a forma dativa de "dois meses". “Das Bild von der Mutter ist rot.” (O quadro da mão é vermelho). "Der Mutter" é a forma dativa de "Mutter". “Ich gehe zum Supermarkt” (Estou indo ao supermercado). "Zum Supermarkt" é a forma dativa de "ao supermercado". "Zum" é uma contração de "zu" e "dem".

Dicas & Advertências

  • Algumas preposições dativas são contraídas quando recebem um artigo definido. Bei + dem = beim. Von + dem = vom. Zu + dem = zum. Zu + der = zur.
  • Existem muitos outros usos para as preposições dativas que não são citados nesse artigo. O tópico de preposições dativas é tão extenso que poderia gerar um artigo próprio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível