Como usar o caso genitivo no alemão

Escrito por tina molly lang | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar o caso genitivo no alemão
O caso genitivo tem duas funções principais: mostrar uma relação de posse entre dois substantivos e acompanhar preposições do genitivo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A língua alemã tem quatro casos: o nominativo (que trata dos sujeitos e nomes predicados), o acusativo (que trata dos objetos diretos), o dativo (que trata dos objetos indiretos) e o genitivo. O caso genitivo tem duas funções principais: mostrar uma relação de posse entre dois substantivos e acompanhar preposições do genitivo. Aqui está um exemplo em português: "De quem é esse barco? Esse é o barco do marinheiro". Os termos "de quem" e "do marinheiro" são possessivos e têm uma função de genitivo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aprenda as formas do genitivo dos artigos definidos (o, os, a, as). O masculino singular é "des". O feminino singular é "der". O singular neutro é "des". O plural é "der".

  2. 2

    Aprenda as formas do genitivo dos artigos indefinidos (ein, kein -- um/uma, nenhum, nenhuma). O masculino singular é "(k)eines." O feminino singular é "k)einer". O singular neutro é "(k)eines". O plural é "keiner." Não existe plural de "ein".

  3. 3

    Os adjetivos possessivos "mein" (meu), "dein" (teu), "sein" (dele) e "Ihr" (seu [formal]) seguem o mesmo padrão de "ein" e "kein". O masculino singular é "meines". O feminino singular é "meiner." O singular neutro é "meines." O plural é "meiner".

  4. 4

    No caso genitivo, os substantivos masculinos e neutros recebem terminações especiais. Se o substantivo tem apenas uma sílaba ou termina em -s,-ss,-z, tz-ou-zt, acrescenta-se um -es. Exemplos: "das Geld" torna-se "des Geldes", "der Fluss" torna-se "des Flusses" e "der Witz" torna-se "des Witzes".

  5. 5

    Para nomes próprios ou substantivos com mais de uma sílaba, acrescenta-se um -s para torná-lo genitivo. Exemplos: "Christines Witz" (piada de Christine), "Käse de Herr Meyer" (queijo de Herr Meyer), "Berlim Flughafen" (aeroporto de Berlim), "des Wagens" (o carro, forma genitiva de "der Wagen").

  6. 6

    O caso genitivo demonstra posse ou relação entre dois substantivos. Por exemplo: "Das ist das Buch des Lehrers" (Esse é o livro do professor. Ou, mais literalmente, Esse livro é o do professor.). "Das Buch" leva o caso nominativo, pois é o substantivo predicado. O professor ("des Lehrers") recebe o genitivo, pois indica posse. "Des Lehrers" é a forma genitiva de "der Lehrer".

  7. 7

    A forma genitiva de 'quem' ("wer") é 'de quem' ("wessen"). "Wessen Tisch ist das?" (De quem é essa mesa?) Se a sentença responde à pergunta 'de quem?' ("wessen"), então você deve usar o caso genitivo. "Wessen Tisch ist das? Der Tisch des Lehrers. "(De quem é essa mesa? A mesa do professor. Ou mais literalmente: a mesa é do professor).

  8. 8

    Substantivos genitivos normalmente seguem (vêm depois) dos substantivos que modificam. No entanto, os nomes próprios vêm antes dos substantivos que modificam. "Wessen Buch ist das?" (De quem é esse livro?) "Das ist das Buch des Vaters." (Esse é o livro do pai. Ou, mais literalmente, esse livro é o livro do pai.) Mas "Das ist Helmuts Buch" (Esse é o livro de Helmut).

  9. 9

    As seguintes preposições levam o caso genitivo: (um) "statt" (em vez de), "trotz" (apesar de), "während" (durante) e "wegen" (por causa de). "Anstatt des Buchs Nehme ich den Fernseher" (Em vez de ler um livro, eu estou assistindo televisão). "Trotz des Wetters gehe ich ins Kino" (Apesar do tempo, vou ao cinema). "Während des Sommers gehe ich nach Flórida" (Durante os verões, eu vou para a Flórida)". "Wegen des Wetters gehe ich nicht ins Kino". (Por causa do tempo, eu não vou ao cinema.)

Dicas & Advertências

  • Lembre-se de que os substantivos femininos não mudam as terminações no caso genitivo. As terminações aplicam-se apenas aos substantivos masculinos e neutros. Por exemplo, o substantivo masculino "der Fernseher" (a televisão) torna-se "des Fernsehers". Mas o substantivo feminino "die Tasse" (a taça) se torna "der Tasse".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível