Queimaduras químicas são aquelas causadas por substâncias químicas cáusticas. Químicos que sejam muito ácidos ou muito alcalinos podem ser corrosivos para a pele e outros tecidos. A inalação ou ingestão de substâncias cáusticas pode causar queimaduras químicas dentro do corpo. Elas podem ser lavadas com água imediatamente e enroladas com gaze esterilizada.
Ácidos encontrados em casa
Existem diversos produtos usados em casa que contêm ácidos cáusticos que, por sua vez, podem causar queimaduras químicas. O ácido acético, por exemplo, está presente em tinturas para o cabelo e laquês, assim como em alguns desinfetantes. Os ácidos clorídricos e sulfúricos estão presentes em produtos para limpeza de banheiros e ralos.
Bases encontradas em casa
Os detergentes e outros produtos de limpeza contêm produtos químicos altamente alcalinos que podem ser cáusticos. Desengordurantes de fogão, por exemplo, contêm hidróxido de sódio ou potássio. A amônia e fosfatos estão presentes em detergentes. O alvejante é uma substância alcalina cáustica que pode causar queimaduras químicas.
Outros
Outras substâncias acídicas que podem causar queimaduras químicas incluem ácido fluorídrico, que é muito perigoso e está presente em removedores de ferrugem e produtos para limpar azulejos. O ácido fórmico presente na supercola e o ácido nítrico, usado para fazer gravações em metal, também podem causar queimaduras químicas. Outras bases cáusticas incluem mistura para cimento, que contém cal (óxido de cálcio) e hipoclorito de cálcio, que está presente no cloro para piscina.