Causas de dor na cartilagem do joelho

Escrito por rebecca boardman | Traduzido por marina villar
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de dor na cartilagem do joelho
A dor na cartilagem do joelho é causada muitas vezes por ferimento ou doença degenerativa (Courtesy of orthopedics.com)

A dor no joelho é uma das reclamações mais comuns sofridas por adultos, nos Estados Unidos. Frequentemente, a dor é resultado de ferimento ou tensão. Algumas vezes é causada pela idade e por doenças degenerativas. Independente da causa, a dor é geralmente resultado de um machucado ou de uma irritação da cartilagem que fica ao redor da rótula e dos ossos da perna na articulação. A cartilagem é um material gelatinoso que cobre os ossos e permite que eles deslizem sobre e em torno um do outro sem problemas. Isso é especialmente importante na junta do joelho, onde os ossos da perna dobram para trás e para frente, pela rótula. Esse artigo dará informações sobre a dor na cartilagem e como tratá-la.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

A cartilagem do joelho é o tecido que é semelhante, mas mais suave, do que o osso que envolve e reveste o osso na articulação do joelho. As extremidades dos ossos da perna e todo o lado inferior da rótula estão alinhados com esta substância lisa, que serve como uma almofada para a articulação. Por ser macio e por suportar todo o estresse dos ossos um contra o outro, a cartilagem do joelho pode ser danificada e isso causará dor. Quando a cartilagem é machucada, ela responde com inflamação, sangramento, ruptura e numerosas outras reclamações, como qualquer outro tecido do corpo. A dor causada pode ser leve ou severa.

Causas

O joelho é a maior articulação do corpo e suporta uma tremenda pressão. Para cada 500 kg que você carrega, coloca 5 kg de pressão nos joelhos. Todos os giros, pulos, corridas, agachamentos, levantamentos etc. que você faz é levado exponencialmente para os joelhos. Para as pessoas que são ativas, o joelho sustenta incrível pressão e dano ou um ferimento a longo prazo é provável. Se você pratica um esporte sem contato físico, como tênis, ou um esporte de alto impacto, como futebol, a tensão colocada no joelho é imensa. Em determinado momento, seja através de um giro, uma queda, um trauma ou outro impacto, a cartilagem do joelho será machucada, puxada ou rasgada. Quando isso acontece, seu corpo reage como em qualquer outro ferimento. Inchaço, dor e sangramento ocorrerão -- tudo dentro da junta do joelho.

Sintomas

O primeiro e mais óbvio sinal de que a cartilagem do joelho está machucada é a dor. Isso será mais frequente com o transporte de peso, mas pode ocorrer mesmo em descanso. A dor será dentro da junta do joelho. Pode ser de um lado ou em ambos os lados. Pode ser mais centralizada abaixo ou acima do joelho em si, mas será sensível ao toque. Mesmo um toque leve na rótula pode causar o agravamento da dor. A manipulação do joelho pela mão intensificará a dor. Ficar em pé ou andar pode piorar a situação. Você pode sentir o seu joelho ficar "instável", conforme se curvar, e não conseguir esticar a perna. Outro sinal é o inchaço. Se você tiver alta tolerância à dor, pode não notar a dor até que o inchaço apareça. Sua rótula pode inchar levemente, ou o inchaço será grande, dependendo do ferimento. Mas se houver inchaço no joelho, há chances de que algo feriu ou se distendeu na cartilagem da articulação.

Tratamento

Comece usando o método G.C.E. (G)elo no joelho. Use uma (c)ompressa no joelho. (E)leve o joelho acima do nível do quadril e fique assim. Esse método reduzirá o inchaço e a dor e permite que você avalie a real extensão do ferimento. Se você usar esse método e em 24 horas não ver melhoras, as chances de ter um ferimento na cartilagem ou ter sofrido algum outro machucado e precisa de um tratamento adicional. Outra coisa que você pode fazer é tomar algum remédio anti-inflamatório e sem esteroides sem prescrição, pois isso reduzirá a dor, a rigidez e o inchaço. Se o ferimento não for grave, a combinação de remédios, descanso, gelo, compressa e elevação deve ajudar.

Aviso

Em determinado momento, quando você já tentou os tratamentos acima a dor não passou, precisará consultar um médico. A ruptura da cartilagem do joelho não é um ferimento para ser tratado superficialmente. Se não tratado apropriadamente, pode piorar para um ferimento que precise de uma extensiva cirurgia. Ao ignorar o ferimento na cartilagem e continuar ativo, você está colocando a articulação em risco. A cartilagem ferida não funciona como deveria, o que pode causar deslocamento, ruptura do ligamento, fratura do osso, e outros machucados mais extensos e vão requerer intervenção médica imediata. Então, se já usou os métodos mencionados na seção anterior e viu pouca melhora, é hora de procurar ajuda de um médico ortopedista.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível