Causas de pápulas

Escrito por whitney arana | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de pápulas
Do latim, "papula" significa "espinha" (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Do latim, "papula", que significa "espinha", se refere a pequenos inchaços na pele. Elas são diferenciadas das pústulas pelo fato de não conterem pus. Normalmente, elas se apresentam em grupos, frequentemente com erupções, e podem coçar. Coçá-las faz com que os inchaços fiquem vermelhos e com crostas. As pápulas podem acompanhar diversas condições, algumas crônicas, outras agudas.

Outras pessoas estão lendo

Acne inflamatória

Ao contrário da acne não inflamatória, que inclui as combinações de cravos e pontos pretos, a acne inflamatória pode estar acompanhada de pápulas, nódulos e cistos. As pápulas ocorrem devido à parede folicular rompida. Os leucócitos invadem a área, causando inflamação no poro.

Eczema

O eczema é uma reação alérgica na pele muito similar. Pessoas com eczemas são hipersensíveis ao objeto da alergia, então elas têm erupções por muito mais tempo. A pele fica seca e escamosa. Devido à coceira, ela fica vermelha e, eventualmente, acaba engrossando. O eczema costuma afetar a pele sensível de crianças, mas ela pode afetar adultos também. Normalmente, pessoas com eczemas têm um histórico de condições de pele, além de alergias, como asma.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma erupção que se forma devido ao contato direto com um irritante. O tipo mais comum é o chamado "dermatite por irritante". Isso significa que a pele entrou em contato direto com produtos químicos, desde ácidos até detergentes, e ficou inflamada por causa disso. Normalmente, esse tipo de dermatite é instantânea e se parece com uma queimadura. Uma versão menos comum é a dermatite por contato alérgico. Esse tipo acontece quando se entra em contato com algum objeto de alergia. Nesse caso, a inflamação pode demorar um pouco para aparecer. Erupções causadas por hera venenosa, por exemplo, se enquadram nesse tipo. Além das pápulas, a pele pode ficar dolorida e escamosa.

Catapora

Pápulas são o principal sintoma da catapora, uma doença típica de crianças. Além das pápulas, os sintomas incluem perda de apetite, dores no corpo e dores de cabeça. Em crianças, o vírus não costuma ser muito grave, mas, em adultos, ele pode ser perigoso.

Líquen plano

De causas desconhecidas, o líquen plano é caracterizado por uma erupção que pode afetar a pele e o interior da boca. Possivelmente relacionadas às reações imunológicas, pápulas podem aparecer em pequenos grupos nos pulsos, pernas, tronco ou genitália. Elas costumam ser maiores que as pápulas normais e coçam bastante.

Papulose

Algumas condições, chamadas de papuloses, causam pápulas. Um exemplo é a papulose linfomatoide, que é uma doença de pele crônica que faz com que grupos recorrentes de pápulas apareçam no torso e nos membros. Com o tempo, essas pápulas se curam sozinhas, mas deixam cicatrizes. Outro tipo é a papulose bowenoide, que afeta a genitália de homens e mulheres, em especial os sexualmente ativos. Os inchaços são visíveis, mas podem não ser detectados, especialmente em mulheres que os desenvolvem no colo do útero. Esses inchaços podem ser uma forma inicial do câncer causado pelo HPV 16 ou 18, ambos sendo versões de alto risco do vírus do papiloma humano. Existe uma outra forma mais rara, que costuma ocorrer em crianças saudáveis, com grupos de pápulas nos membros inferiores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível