Mais
×

Como cavar túneis e cômodos subterrâneos

Atualizado em 17 abril, 2017

Antes de começar a cavar um túnel, trace um plano e consiga uma permissão legal das autoridades locais. As leis variam entre estados e até entre cidades, então termine a papelada requerida, pague as taxas e consiga as licenças necessárias. Também atente-se aos lençóis freáticos na sua área e às condições do solo. Se for cavar em uma área com lençol freático, você pode precisar colocar uma membrana à prova de água em seu túnel. E certifique-se de conferir com fornecedores de serviços como gás natural e água se você não vai atingir o sistema deles.

Instruções

Tubos quadrados são usados no método cortar-e-tapar (Tunnel image by atno from Fotolia.com)
  1. Marque o curso e cave seu túnel piloto. Escavadores profissionais criam um túnel piloto com geralmente um terço do diâmetro do principal. Esse será usado para verificar a geologia da área e garantir que o equipamento e método são apropriados. Eventualmente você pode conectar seu túnel piloto ao principal para ventilação ou como rota de escape, ou você pode aumentá-lo para então criar o principal.

  2. Remova os materiais do caminho do túnel. Há vários métodos utilizados para construir túneis. Você pode usar o método de tubo imerso para fazer um túnel embaixo da água, abrindo valas no fundo de um curso de água e reforçando-as com aço ou concreto. Para usar o método cortar-e-tapar, faça uma vala grande o suficiente para conter o túnel e o concreto. Você pode usar tubos quadrados de concreto para reforçar as paredes conforme cava. Cubra o túnel com o que foi antes retirado da escavação. O método "top-down" requer um par paralelo de paredes enterrado ao longo da rota do túnel. Cave uma vala entre elas, mas não até o fundo. Crie o teto do túnel modelando e colocando concreto reforçado no fundo da vala. Use maquinaria de escavação para cavar embaixo do teto de cimento do túnel. Termine colocando um chão de concreto.

    Túneis piloto são usados para conferir a geologia do terreno (grand roc 4 image by zerophot.com from Fotolia.com)
  3. Cave seus cômodos subterrâneos. Assim como porões, eles são geralmente criados utilizando equipamentos pesados como escavadeiras. Comece cavando um buraco. Espalhe o cascalho em volta da instalação hidráulica se for colocá-la. Esse cascalho irá se acomodar embaixo do cimento, que será o chão do cômodo. Por último, faça um nivelamento final antes de colocar o piso de cimento.

Aviso

  • Cavar túneis e cômodos subterrâneos pode ser extremamente perigoso para as pessoas e para o meio ambiente. Não cave a menos que você tenha permissão das autoridades locais.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article