Mais
×

Como canalizar água de nascente

Atualizado em 17 abril, 2017

A canalização de água de nascente em um sistema de encanamento novo ou existente é o método mais rentável para o fornecimento de água a uma única casa ou uma comunidade inteira. A água de nascente pode ser contaminada, por isso é muito importante cobrir a fonte da nascente e protegê-la de resíduos agrícolas, restos de produtos e outras fontes de poluição. O método mais comum para proteger uma nascente é construir um reservatório contendo uma tubulação que passe do reservatório de concreto da nascente para seu sistema de encanamento.

Instruções

Normalmente, a água de nascente é de boa qualidade e é preciso conservar as que não foram contaminadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Compre um cilindro de concreto com uma tampa. Eles geralmente são encomendados em grandes lojas de ferragem. A porção superior da tampa é geralmente vendida separadamente, e o cilindro é o mesmo produto usado para sistemas de tubulação de concreto. O diâmetro do cilindro depende do tamanho do topo da nascente. O diâmetro do topo da nascente deve ser protegido pelo cilindro de concreto e, em alguns casos, quando for muito grande, uma estrutura customizada de concreto deve ser construída em torno dele.

  2. Perfure um buraco, usando um perfurador chato feito especialmente para concreto, até a metade do cilindro e um outro furo perto do topo. O buraco localizado na metade do caminho será conectado ao seu sistema de canalização novo ou já existente e deve ter o mesmo diâmetro que a tubulação. O orifício perto do topo será usado para permitir que o excesso de fluxo escape do cilindro. Às vezes, é preferível cavar um ligeiro declive na frente da fonte para permitir que o transbordamento escorra.

  3. Preencha o topo da nascente com pedras de cascalho pequeno, aproximadamente do tamanho de ervilhas. Isso ajudará a reter qualquer sedimento grande ou algas que podem fluir da nascente.

  4. Coloque um cilindro de concreto sobre topo da nascente. Isso lhe ajudará a ter uma ideia de onde terá que cavar a fim de afundar o cilindro no lugar para proteger sua preciosa água mineral. Se você precisar, marque a posição pretendida do cilindro de concreto com sinalização, fitas, estacas ou tinta. O cilindro deve ser posicionado verticalmente por cima do topo da nascente, com a fonte no centro do cilindro, tanto quanto for possível.

  5. Cave uma vala na forma de cilindro de concreto no local que você selecionou. A vala deve ser de pelo menos 60 cm de profundidade.

  6. Coloque seu cilindro na vala e preencha seu entorno com barro ou concreto.

  7. Insira um tubo de PVC de aproximadamente 30 cm de comprimento, e diâmetro de 3 polegadas, no furo que vai ser usado para permitir que o transbordamento escape. Pegue a pistola de êmbolo e vede em torno da borda do tubo para um lacrá-lo à prova d'água.

  8. Coloque tubos de PVC de diâmetro adequado no tubo de saída da base e vede em torno da borda. Esse tubo será usado para conectar o sistema de encanamento existente em sua casa ou na comunidade. Conecte esta tubulação de PVC no sistema de encanamento já existente ou novo.

Dicas

  • Meça o fluxo de saída da fonte para determinar o tamanho do cilindro que é necessário e para garantir que o cilindro será capaz de lidar com o volume de água produzido na nascente.
  • Use uma fonte que se encontra acima da suas construções, a fim de utilizar a gravidade para a pressão da água. Caso contrário, uma bomba pode ser usada para criar uma pressão ou um sistema de torre de água para uma comunidade.

Aviso

  • A água da nascente deve sempre ser testada e filtrada ou fervida antes de ser usada para beber, cozinhar ou tomar banho.

O que você precisa

  • Canos de PVC
  • Cilindro de concreto
  • Broca perfuradora de concreto
  • Cascalho
  • Pistola de êmbolo
  • Vedador
  • Concreto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article