Mais
×

Como fazer um chapéu bicorne preto

Atualizado em 17 abril, 2017

Durante o período gregoriano, os chapéus bicorne eram a sensação da moda e ostentados por várias figuras importantes -- de oficiais da marinha a civis mais elegantes. Contudo, no início do século XIX a popularidade desse acessório começou a cair. Com exceção da marinha e de aposentados excêntricos, por volta de 1810 era quase impossível encontrar um chapéu de dois bicos repousando na cabeça de alguém. Mas se estiver interessado em ressuscitar a moda ou quiser simplesmente liberar o Napoleão Bonaparte que há em você, que tal fazer o seu próprio bicorne em casa? Não se preocupe. Não será preciso estudar a fundo a arte de chapelaria. Tudo o que precisará é de papel preto e habilidades básicas de dobradura.

Instruções

Os chapéus bicorne era uma necessidade durante o período gregoriano (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque o papel em uma superfície de trabalho plana. Dobre o lado maior ao meio. Deverá ficar com uma peça dobrada de papel que mede 31 cm x 55 cm.

  2. Dobre o papel novamente ao meio, desta vez no lado que mede 55 cm. O resultado será uma peça de 31 cm x 27,5 cm. Desdobre a peça para voltar ao tamanho de 31 cm x 55 cm, deixando um vinco no centro.

  3. Dobre para baixo o canto superior direito da peça de papel, até encontrar o canto inferior do vinco. Isso dará uma forma triangular ao lado direito da peça. Gire o papel e repita essa passo no canto superior direito. Após esses procedimentos, deverá ter um pedaço de papel em forma de triângulo largo.

  4. Dobre um aba inferior estabilizante -- a cerca de 2,5 cm da base -- para o lado do papel que está voltado para você. Vire a peça e faça a mesma coisa do outro lado.

  5. Pegue as bordas das abas e dobre-as para baixo, até se encontrarem. Achate o pedaço de papel obtendo um formato de diamante.

  6. Dobre para cima o canto inferior do lado frontal do diamante, até encontrar o canto superior. Vire o papel e repita o mesmo passo no outro lado.

  7. Separe os dois lados para criar um espaço no meio e coloque seu dedo indicador dentro do topo pontiagudo. Achate esse ponto pelo lado de fora do chapéu e use fita adesiva ou cola para segurar o formato.

Dicas

  • Aplique ornamentos, como acabamentos com fita, plumas ou imitações de medalhas. Isso deixará o chapéu com visual mais extravagante.

O que você precisa

  • Folha de papel preto, de 62 cm x 55 cm
  • Fita adesiva o cola
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article