Mais
×

Como fazer um chapéu de crochê com ponto baixo

Atualizado em 20 julho, 2017

Fazer um chapéu de crochê é um dos projetos que alguém pode fazer. Depois de entender bem os pontos básicos, um chapéu pode demorar apenas algumas horas, e você pode adicionar seus próprios enfeites, como borlas, ou usar diferentes pontos para alterar a textura. Fazer um chapéu com ponto baixo de crochê é um projeto rápido e simples a ser feito, e é possível utilizado fios de várias cores e tipos ou até diferentes tamanhos de agulhas para fazer um chapéu único por vez.

Instruções

  1. Faça três pontos, depois deslize um ponto para criar um círculo. Insira a agulha na terceira linha a partir da agulha, passe o fio e puxe-o através das voltas da agulha. Isso criará um círculo base.

  2. Faça um dos três primeiros pontos baixos, depois faça um ponto simples ao redor dos três pontos, nove vezes. Termine deslizando o ponto no primeiro ponto baixo. Você deverá ter nove pontos baixos.

  3. Faça um, depois dois pontos baixos a cada ponto e deslize o ponto no primeiro ponto baixo. Você deverá terminar com 18 pontos baixos.

  4. Comece a terceira volta com uma fila do primeiro ponto baixo. Faça um ponto baixo a cada 18 pontos da volta anterior. Deslize o ponto na primeira fila no final da volta, e faça um novo ponto para começar a quarta volta.

  5. Faça um ponto baixo nos dois primeiros pontos da quarta volta, depois aumente com dois pontos baixos no terceiro ponto. Continue aumentando com dois pontos baixos a cada três pontos, deslize o ponto na primeira fila para fechar, e faça um ponto para a quinta volta. Você deve ver o chapéu começar a se curvar para dentro.

  6. Para a quinta volta, faça um ponto baixo a cada ponto. Na sexta volta, aumente cada quarto ponto e na sétima volta, faça um ponto baixo a cada ponto. Continue aumentando a cada volta, com dois pontos baixos a cada quinto ponto, sexto ponto e continua até o chapéu ter a largura desejada. Depois continue com um ponto baixo a cada ponto até que o chapéu atinja o comprimento desejado.

  7. Quando o chapéu tiver a medida desejada, amarre o fio. Costure nas pontas, no começo e no final, depois molhe o chapéu. Se você estiver utilizando lã, tente não agitar ou senão ele se encolherá e cairá. Coloque-o plano sobre o balcão e dê forma, depois espere secar.

Dicas

  • Use um clipe de papel como marcador de ponto para encontrar o começo de cada volta. Ao términa de cada volta, mova o clipe para a seguinte volta.
  • Use uma agulha de crochê de um tamanho maior para a base da fila para lhe dar mais espaço para os nove pontos baixos. Retorne à agulha tamanho H depois de deslizar o ponto na fila três em um círculo.
  • Tente outros pontos depois de terminar de aumentar o tamanho do chapéu. Ponto concha, pom pom e babados podem lhe dar textura ao seu chapéu e facilitam a adição quando não estiver aumentando.

O que você precisa

  • 1 novelo de fio penteado
  • 1 agulha para crochê, tamanho H
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article