Mais
×

Chapéus de crochê feitos com latas de refrigerante e cerveja

Não jogue fora as latas vazias de refrigerante e cerveja. Extravagantes e peculiares, os chapéus feitos a partir de latas de refrigerante foram populares nos modelos de crochê dos anos 1970. O ressurgimento de produtos artesanais feitos com itens reciclados trouxe esses chapéus de volta ao centro das atenções. Tudo o que você vai precisar será um par de latas vazias de refrigerante ou cerveja, algumas sobras de fio e poucas ferramentas, para confeccionar um presente divertido para você ou um amigo. Mesmo um iniciante no crochê vai achar a receita fácil de ser seguida.

Instruções

Escolha um fio ombré para fazer um chapéu multicolorido (yarn and crochet needles image by Kathy Burns from Fotolia.com)
  1. Cuidadosamente corte o topo e a parte inferior de cada lata com o alicate ou tesoura apropriados. Corte cada lata ao meio, depois apare as rebarbas, deixando-as todas do mesmo tamanho e arredondando os cantos.

  2. Flexione o metal para trás e para a frente para achatá-lo um pouco. Se for necessário, aperte as partes entre um par de livros pesados.

  3. No lado avesso das partes metálicas, marque as posições para os furos, por volta de 0,6 cm a 1,3 cm distantes da borda, em todos os quatro lados. Use um perfurador, furador ou prego e martelo para fazer um furo em cada marcação.

  4. Com a agulha de tapeçaria e o fio de espessura média, costure ao redor da parte externa de cada parte metálica através dos furos, usando pontos invisíveis, ponto caseado ou ponto de bainha.

  5. Emende o fio em um dos cantos de quaisquer das partes metálicas. Trabalhe um ponto baixo em cada ponto de base, e dois pontos baixos, duas correntes, dois pontos baixos em cada canto. Repita para as outras partes metálicas.

  6. Costure as partes juntas lado a lado, ao longo das bordas das latas. Costure a última parte à primeira com os lados impressos voltados para fora.

  7. Faça seis correntes. Faça um ponto baixíssimo na primeira corrente para formar um círculo. Faça doze pontos baixos dentro do círculo. Feche a volta com um ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo feito.

  8. Faça uma corrente. Faça dois pontos baixos em cada ponto baixo de base. Feche a volta com um ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo feito.

  9. Continue trabalhando em círculos, aumentando somente o bastante para manter o trabalho plano, até que o círculo tenha a mesma circunferência do anel de alumínio das partes metálicas.

  10. Costure a parte superior do chapéu à borda superior do anel da lata, ou emende-a usando pontos baixos ou pontos baixíssimos através dos pontos que ficam nas bordas de cada uma.

  11. Emende o fio em um ponto ao redor da borda inferior do chapéu. Trabalhe dois pontos baixos em cada ponto ao redor da borda. Feche a volta com um ponto baixíssimo no primeiro ponto feito.

  12. Continue trabalhando em círculos, aumentando apenas o suficiente para deixar o trabalho plano, até que a aba esteja do tamanho desejado. Corte o fio e finalize.

  13. Se você quiser, faça uma carreira de pontos baixos ou pontos baixíssimos ao redor da aba usando uma cor contrastante.

Dicas

  • Use cores diferentes para as costuras ao redor das peças metálicas e do trabalho de crochê para criar uma peça mais alegre.

Aviso

  • Tenha cuidado com as bordas cortantes das latas.

O que você precisa

  • Três latas de refrigerante ou cerveja
  • Alicate apropriado para cortar alumínio
  • Pequena quantidade de fios de espessura média
  • Agulha de tapeçaria
  • Agulha de crochê de 6,0 mm
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article