Mais
×

Como usar o Chisanbop para contagem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O Chisanbop, um método coreano, usa os dedos para fazer a aritmética básica e contagem de zero a 99. A técnica é precisa e usá-la pode ser mais rápido do que usar uma calculadora. Alunos de todas as idades podem praticar o chisanbop para reforçar a computação e a matemática mental. Use o método para contagem sequencialmente para ter a sensação de fazer "matemática com os dedos".

Instruções

Técnicas de matemática com os dedos são úteis para aprendizes cinestésicos (Polka Dot/Polka Dot/Getty Images)
  1. Coloque as mãos na sua frente sobre uma superfície plana com os punhos fechados. Isso representa o zero.

  2. Cada dedo na sua mão direita — menos o polegar — representa um. Com sua mão esquerda fechada, estenda o seu dedo indicador direito e pressione-o para baixo para contar como um.

  3. Estenda o dedo médio ao lado de seu dedo indicador e pressione-o para baixo para contar até dois.

  4. Estenda e pressione para baixo seus dedos anular e mindinho para contar até três e quatro.

  5. O polegar da mão direita representa cinco. Estenda-o e o pressione para baixo enquanto levanta todos os dedos da superfície.

  6. Mantenha o polegar direito na superfície e pressione seu dedo indicador direito para contar até seis.

  7. Pressione para baixo os dedos médio, anular e mindinho direitos para contar até sete, oito e nove.

  8. Levante o polegar e os dedos da superfície. Estenda e pressione seu dedo indicador esquerdo para contar até dez. Enquanto aumenta a contagem, os dedos de sua mão esquerda representam 10, 20, 30 e 40. O polegar da mão esquerda representa 50.

  9. Mantendo seu dedo indicador esquerdo na superfície, pressione os dedos indicador, médio, anular e mindinho direitos para contar até 11, 12, 13 e 14.

  10. Com seu dedo indicador esquerdo na superfície, pressione o polegar direito e levante os dedos direitos para contar até 15.

  11. Pressione os dedos indicador, médio, anular e mindinho direitos para a contagem até 16, 17, 18 e 19.

  12. Levante seus dedos e polegar direitos. Estenda e pressione seus dedos indicador e médio esquerdos para contar até 20.

  13. Continue da mesma forma para contar até 99. Por exemplo, para representar 86, pressione o polegar esquerdo e três dedos esquerdos para fazer 80 e, em seguida, pressione o polegar direito e um dedo direito para o 6.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article