Mais
×

Como cimentar o chão

Atualizado em 17 abril, 2017

A decisão de cimentar o chão é uma das melhores em relação ao custo-benefício e também em relação ao benefício ambiental. Seu aspecto natural pode ser realçado por uma matriz de cores e acabamentos e, ao contrário do carpete, que tem o potencial de carregar os ácaros da poeira, o concreto representa uma alternativa mais saudável para quem sofre de alergias e aqueles que procuram uma forma mais aprimorada de vida.

Instruções

Como cimentar o chão (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Prepare a área e comece a despejar. Depois que todos os passos preliminares forem feitos e o local para o despejo estiver pronto, passe levemente um spray em todo o local de despejo com uma mangueira de jardim ou outro utensílio de irrigação. Quando toda a área tiver sido pulverizada, você pode começar a despejar o concreto.

  2. Certifique-se de que o molde (a área em que você despejou o concreto) está completamente preenchido. Para ter certeza de que cada centímetro do molde está comprimido, você pode andar por cima do concreto com botas de borracha ou usar um regulador para áreas maiores; um pedaço de madeira de 38 mm x 89 mm será suficiente para áreas menores.

  3. Use um pedaço de madeira de 38 mm x 89 mm ou outro tipo de ferramenta ou tábua para nivelar o concreto. Antes de nivelar, tenha certeza de que o concreto está completamente comprimido no molde. Nivele o concreto em um movimento de vai-e-vem por toda a área.

  4. Preveja possíveis expansões ou contrações do concreto durante as mudanças de temperatura ou outros estresses cortando as juntas de isolamento ou de contração. Utilize um pedaço de madeira de 38 mm x 184 mm para determinar se o concreto já está ajustado. Se o concreto puder suportar a madeira está indo tudo bem. Para fazer as juntas de contração, utilize uma ranhuradora para fazer uma incisão (o corte deve ser de aproximadamente 1/4 da espessura do concreto). Use o mesmo pedaço de 38 mm x 184 mm para orientar a ranhuradora. Você também pode usar uma serra para fazer a incisão. Se a área que você está cortando for estreita (por exemplo, calçada), faça as incisões das juntas a cada 1,2 m ou 1,8 m pontos. Para áreas maiores, faça as incisões a cada 1,2 m ou 1,8 m em todas as direções.

  5. Pegue duas ripas chanfradas e encha-as de óleo de motor, coloque um prego na parte superior de uma das placas e ponha ambas no concreto de maneira horizontal. Uma vez que o concreto estiver se instalando, retire a placa com prego e deixe a outra. Isso cria uma junta de isolamento suficiente para grandes áreas em expansão.

Dicas

  • Para locais de difícil acesso, você pode comprar um ancinho de concreto para ajudar no processo de nivelamento.

O que você precisa

  • Serra ou ranhuradora
  • Mangueira de jardim
  • Pedaços de madeira de 38 mm x 89 mm para nivelamento
  • 1 pedaço de madeira de 38 x 184 mm
  • Regulador
  • Botas de borracha
  • 2 ripas chanfradas
  • Óleo de motor
  • Ancinho de concreto de magnésio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article