Cinco efeitos benéficos dos microrganismos

Escrito por dan boone | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cinco efeitos benéficos dos microrganismos
As bactérias são cultivadas para nos ajudar (NA/AbleStock.com/Getty Images)

As bactérias podem ajudar ou prejudicar. Podem nos deixar doentes ou neutralizar vírus que estão atacando nossos corpos. As bactérias amigáveis produzem anticorpos e são encontradas em nossa pele e em nossos tratos digestivos. As bactérias são cultivadas para muitos usos benéficos, desde medicina até biotecnologia.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios das bactérias ao ambiente

As bactérias estão em toda parte. São responsáveis pelas funções básicas do ambiente. Decompõem plantas e animais mortos, além de produzirem nutrientes para outros seres vivos. Algumas plantas armazenam bactérias em suas raízes para decompor os nutrientes no solo.

Cinco efeitos benéficos dos microrganismos
As bacterias estão em toda parte (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Usos na medicina

As bactérias são usadas para produzir vacinas, antibióticos e outras drogas que combatem infecções. Os antibióticos matam ou inibem o crescimento de bactérias. Embora os antibióticos não sejam eficazes contra infecções virais, como o resfriado comum, foram descobertas algumas bactérias capazes de ajudar a resistir aos vírus. As vacinas destinam-se a ajudar o sistema imune do corpo a combater doenças.

Cinco efeitos benéficos dos microrganismos
As bactérias são usadas para produzir vacinas, antibióticos e outras drogas que combatem infecções (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Bactérias benéficas em alimentos

Pelo alimento que consumimos, entramos em contato com muitas bactérias. As bactérias são usadas para fazer produtos como pão, cerveja e queijo. É possível que essas bactérias não apenas concedam um agradável sabor ao alimento, mas também nos façam bem. A probiótica é um processo em que as bactérias amigáveis são adicionadas a alimentos, como iogurtes e chocolates.

Cinco efeitos benéficos dos microrganismos
Pelos alimentos que consumimos, entramos em contato com muitas bactérias (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Benefícios ao corpo

O corpo humano contém 10 vezes mais bactérias do que células. As bactérias ajudam em funções corporais, como digestão, imunidade e a impedir que bactérias potencialmente perigosas, como E. coli, nos deixem doentes. As bactérias ajudam a sintetizar vitaminas, como biotina, vitamina K e ácido fólico.

Cinco efeitos benéficos dos microrganismos
As bactérias ajudam a sintetizar vitaminas, como biotina, vitamina K e ácido fólico (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Biotecnologia

A biotecnologia é um ramo da ciência que usa bactérias e outros microrganismos. Esse campo recriou substâncias úteis encontradas no corpo, como os hormônios do crescimento e a insulina humana. A biotecnologia também é usada na agricultura. Formas especialmente mutadas de bactérias foram introduzidas no solo para torná-lo mais fértil.

Cinco efeitos benéficos dos microrganismos
A biotecnologia também é usada na agricultura (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível