Coisas feitas de feldspato

Escrito por liz tomas | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Coisas feitas de feldspato
O feldspato é naturalmente achado em granito (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O feldspato é um mineral que está presente em 60% do material rochoso que se encontra na Terra. Existem vários tipos diferentes de feldspato, com o de potássio e o de sódio sendo os mais comuns. Como esse mineral é utilizado depende do seu tipo. As suas duas principais classes incluem: feldspato potássico e plagioclásio. Estes tipos de feldspato diferem de acordo com a composição mineral da rocha.

Outras pessoas estão lendo

Vidro

O feldspato é muito importante na fabricação de vidro por possuir óxido de sódio e óxido de potássio funcionando como fundentes. O feldspato é misturado com os componentes de materiais de vidro, calcário, carbonato de sódio e areia de sílica. A adição de feldspato ajuda a reduzir a temperatura de fusão da matéria-prima, bem como controla a viscosidade em fusão do vidro. A alumina no feldspato ajuda a tornar o vidro acabado resistente a produtos químicos e melhora a resistência do vidro.

Cerâmicas

O feldspato é um dos ingredientes mais importantes em cerâmica além da argila. Tal como com a produção de vidro, o feldspato também ajuda a reduzir a temperatura de fusão da argila e quartzo na cerâmica. Este material forma a fase vítrea da cerâmica a temperaturas baixas e é utilizado em vidrados cerâmicos. O feldspato melhora a durabilidade, dureza e resistência dos produtos cerâmicos. Ele também cimenta os outros ingredientes na cerâmica em conjunto para ajudar a criar um lote de cerâmica consistente.

Preenchimento

O feldspato é usado como um extensor e enchimento em borracha, plásticos e tintas. Este material tem um pH estável, de baixa viscosidade, e é resistente à abrasão e ao congelamento. Quando o feldspato é moído em partículas muito pequenas, ou bem triturado, ele cria refração da luz incidente em ângulos pequenos para evitar ofuscação, quando a tinta é aplicada em paredes. Este brilho ajuda a prolongar a retenção do brilho do revestimento exterior de tinta. O feldspato é frequentemente encontrado em pinturas exteriores, pois não reagirá com a chuva ácida ou outro tipo de umidade ácida. Este mineral é normalmente de cor clara, o que significa que será fácil tomar cor de outros minerais, tornando-o útil para tintas escuras e pastel.

Esmalte

O feldspato é necessário para reduzir defeitos em fritas de esmalte e tipos de velaturas. As fritas de vidro são vidros em pó ou granulados, que se ligarão a químicos solúveis, tornando-se insolúveis. Tornar os produtos químicos insolúveis na fabricação de esmalte reduzirá o número de defeitos no produto final. Talheres, louças sanitárias, esmaltes cerâmicos, fritas de esmalte e outros brindes usarão o feldspato. Este mineral pode ser utilizado para reduzir o custo dos artigos, pois ele pode substituir talco, misturas de quartzo, pirofilite e argilas. No entanto, só é possível substituir outros minerais que tenham propriedades físicas semelhantes ao feldspato.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível