Mais
×

Riscos do metabissulfito de sódio

Atualizado em 17 abril, 2017

Mesmo sem saber, você provavelmente já se deparou com muitos produtos que contêm metabissulfito de sódio. Ele conserva os alimentos e é amplamente utilizado na produção de vinho comercial. É um agente de branqueamento nas indústrias têxteis e de celulose. Também é utilizado na indústria química, farmacêutica, videográfica e fotográfica, e até mesmo em estações de tratamento de água e esgoto. No entanto, o metabissulfito de sódio puro pode ser muito perigoso.

Metabissulfito de sódio é usado na produção de vinho (bottle wine and glasses with a wine image by mashe from Fotolia.com)

Inalação

A inalação de metabissulfito de sódio irrita o trato respiratório. Os sintomas incluem tosse e falta de ar. Em alguns indivíduos, o metabissulfito de sódio pode causar uma reação alérgica parecida com a asma.

O metabissulfito de sódio pode causar problemas respiratórios (thorax x-ray of the lungs image by JoLin from Fotolia.com)

Ingestão

A Ingestão de metabissulfito de sódio puro irrita o sistema gastrointestinal, pois ele reage com o ácido do estômago, liberando ácido sulfuroso. A ingestão de grandes quantidades pode causar náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais, distúrbios circulatórios e depressão do sistema nervoso central. Estima-se que uma dose fatal seria em torno de 10 g para um adulto normal.

O metabissulfito de sódio pode causar problemas gastrointestinais (stomach image by Indigo Fish from Fotolia.com)

Contato com a pele

Quando em contato direto, metabissulfito de sódio puro pode irritar a pele, causando vermelhidão, coceira e dor.

O metabissulfito de sódio pode causar irritação da pele (skin image by Robert Kelly from Fotolia.com)

Contato com os olhos

Semelhante à irritação da pele, o contato direto de metabissulfito de sódio com os olhos pode causar dor, irritação, ardor, lacrimejamento, vermelhidão, inchaço, danos à córnea e cegueira. Estes efeitos podem ser irreversíveis.

Metabissulfito de sódio pode irritar os olhos (eyes image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Reações alérgicas

O metabissulfito de sódio causa reações alérgicas extremas em algumas pessoas sensíveis ao sulfito, resultando em broncoconstrição, falta de ar, chiado dos pulmões, tosse, distúrbios gastrointestinais, inchaço rápido da pele, rubor, formigamento e choque.

Metabissulfito de sódio pode causar reações alérgicas (allergy image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article