Mesmo sem saber, você provavelmente já se deparou com muitos produtos que contêm metabissulfito de sódio. Ele conserva os alimentos e é amplamente utilizado na produção de vinho comercial. É um agente de branqueamento nas indústrias têxteis e de celulose. Também é utilizado na indústria química, farmacêutica, videográfica e fotográfica, e até mesmo em estações de tratamento de água e esgoto. No entanto, o metabissulfito de sódio puro pode ser muito perigoso.
Inalação
A inalação de metabissulfito de sódio irrita o trato respiratório. Os sintomas incluem tosse e falta de ar. Em alguns indivíduos, o metabissulfito de sódio pode causar uma reação alérgica parecida com a asma.
Ingestão
A Ingestão de metabissulfito de sódio puro irrita o sistema gastrointestinal, pois ele reage com o ácido do estômago, liberando ácido sulfuroso. A ingestão de grandes quantidades pode causar náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais, distúrbios circulatórios e depressão do sistema nervoso central. Estima-se que uma dose fatal seria em torno de 10 g para um adulto normal.
Contato com a pele
Quando em contato direto, metabissulfito de sódio puro pode irritar a pele, causando vermelhidão, coceira e dor.
Contato com os olhos
Semelhante à irritação da pele, o contato direto de metabissulfito de sódio com os olhos pode causar dor, irritação, ardor, lacrimejamento, vermelhidão, inchaço, danos à córnea e cegueira. Estes efeitos podem ser irreversíveis.
Reações alérgicas
O metabissulfito de sódio causa reações alérgicas extremas em algumas pessoas sensíveis ao sulfito, resultando em broncoconstrição, falta de ar, chiado dos pulmões, tosse, distúrbios gastrointestinais, inchaço rápido da pele, rubor, formigamento e choque.