on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como colar ferro fundido

Atualizado em 19 junho, 2018

As qualidades resistentes e não maleáveis do ferro fundido o tornam um metal poderoso para os objetos domésticos, indo desde acessórios de jardim e utensílios de cozinha até ornamentos decorativos. Contudo, a estrutura cristalina desse metal ferroso faz com que ele seja, de certo modo, frágil e suscetível a quebras e rupturas sob pressão. Se estiver lidando com um pedaço quebrado de ferro fundido não estrutural em casa, o processo básico para colar o metal não difere muito da colagem de outros tipos de materiais. Escolher o tipo certo de adesivo e preparar adequadamente a superfície faz toda a diferença para uma junção duradoura.

Instruções

Adesivos de "solda líquida" ajudam a restaurar permanentemente os objetos de ferro fundido (Sapocka/iStock/Getty Images)
  1. Com um pano limpo e sem fiapos, limpe a superfície de ferro fundido para tirar sujeira, poeira e fuligem. Umedeça outro pano com acetona e esfregue a superfície inteira do objeto de ferro fundido a ser colado. Esfregue o ferro com esse solvente até ficar completamente desengordurado.

    Loading...
  2. Com uma lixa de grão entre 120 a 200, lixe as superfícies quebradas de ferro fundido . Esse processo abrasivo remove o filme da superfície e encoraja a adesão. Lixe levemente -- não altere a forma ou a estrutura do ferro; lixe apenas o suficiente para remover a camada superficial de filme, tinta, primer ou matéria oxidada acumulada. Após lixar, esfregue novamente com acetona as superfícies a serem coladas.

  3. Escolha um epóxi reforçado com aço e do tipo a frio -- comumente conhecido como solda líquida -- para ser a substância adesiva. Esse tipo de adesivo geralmente inclui dois tubos separados: um endurecedor e uma resina. Verifique os substratos de ligação recomendados listados no adesivo e, para obter os melhores resultados, selecione um produto que liste especificamente o ferro fundido como um substrato compatível.

  4. Misture partes iguais do endurecedor e da resina do epóxi em uma paleta ou um tabuleiro descartável, utilizando uma vareta, uma espátula de madeira ou uma ferramenta similar. Aplique o adesivo na superfície de ferro fundido com uma betumadeira, uma vareta, uma colher ou uma ferramenta parecida adequada para o tamanho do trabalho. Passe uma camada uniforme de adesivo em uma das partes de ferro fundido e pressione-a na outra peça de ferro fundido.

  5. Deixe a cola secar durante 20 a 25 minutos ou de acordo com as instruções do fabricante. Consulte as indicações para saber o tempo específico de cura. Como regra geral, deixe o objeto assentar por pelo menos 24 horas antes de utilizá-lo.

Loading...

Dicas

  • Como os adesivos variam de acordo com a marca, sempre leia e siga as instruções e os avisos fornecidos pelo fabricante.
  • Para garantir que o ferro fundido esteja desengordurado antes de aplicar o adesivo, deixe algumas gotas de água caírem na superfície de ferro. Se a água formar gotículas, a superfície ainda está engordurada; se ela escorrer, o ferro está limpo.

Aviso

  • Para a sua segurança, não cole partes vitais ou estruturais de ferro fundido que tenham quebrado, como colunas e estruturas de apoio. Do mesmo modo, evite colar peças de ferro fundido que sejam regularmente expostas ao calor extremo, como frigideiras e fornos.
  • Evite deixar cair solda líquida na pele e nos olhos; lave as mãos vigorosamente logo após o uso.
  • Ventile bem o local antes de utilizar adesivos para trabalho pesado, como a solda líquida.

O que você precisa

  • Panos sem fiapos
  • Acetona
  • Lixa com grão entre 120 a 200
  • Epóxi com fórmula a frio reforçada com aço
  • Paleta ou tabuleiro para misturar
  • Ferramenta para misturar (vareta, espátula de madeira, etc)
  • Ferramenta para aplicação (betumadeira, vareta, etc)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...