Como colar mapas UV do Maya no Photoshop

Escrito por carol adams | Traduzido por francisco de castro
Como colar mapas UV do Maya no Photoshop
A maioria dos modelos 3D exigem um mapa UV (business women 8 image by chrisharvey from Fotolia.com)

A modelagem 3D é um processo complexo e multifacetado, que geralmente envolve várias pessoas que executam tarefas diferentes. Um modelo 3D deve ser modelado, texturizado e, em alguns casos, manipulado para o movimento. Um aspecto importante do processo é criar o mapa UV. Ele serve como um guia para que os artistas possam utilizar as ferramentas de um programa como o Adobe Photoshop para pintar texturas no modelo, tornando uma borrão sem vida em algo mais realista. Um erro primário, que muitas pessoas cometem quando utilizam o Maya, é pensar que eles que precisam copiar e colar para passar o mapa do Maya para o Photoshop. Felizmente, ele proporciona um utilitário para essa finalidade.

Instruções

  1. 1

    Abra o Maya. Selecione "File" (Arquivo) no menu e clique em "Open" (Abrir). Na caixa de diálogo que aparecerá, localize o arquivo que deseja obter o mapa de UV e o abra.

  2. 2

    Mude o modo de seleção para poligonal. Selecione toda a superfície poligonal do modelo.

  3. 3

    Selecione a opção "UV Texture Editor" (Editor de textura UV). Na caixa de diálogo que abrirá, selecione "Polygon" (Polígono) e escolha "Snapshot" (Instantâneo).

  4. 4

    Nomeie o arquivo "algo_uv" no diálogo "Snapshot" e escolha o local que deseja salvá-lo. Configure o tamanho como 1024 por 1024 e o tipo de arquivo "Targa" ou "PNG". Clique em "OK".

  5. 5

    Abra o Photoshop. Selecione "File" (Arquivo) no menu e clique em "Open" (Abrir). Na caixa de diálogo que aparecerá, localize a imagem que você acabou de salvar do Maya e a abra. Agora será possível utilizar as ferramentas do Photoshop para pintar um mapa de textura para o modelo.